Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 5º Seminário Institucional PIBID/UERGS: Compartilhar Experiências, Docência, Pesquisa, Arte e Ambiente

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AS VIVÊNCIAS DA DIVERSIDADE DE VALORES EM SALAS DE AULA DA ATUALIDADE
Lillian da Rosa Vargas CLAUSSEN, Lariane dos SANTOS, Edilma Machado de LIMA, Rochele da Silva SANTAIANA

Prédio: Prédio 01
Sala: Auditório
Data: 2016-09-02 09:00 PM – 09:20 PM
Última alteração: 2016-08-30

Resumo


Este relato de experiência é resultante das ações praticas, vividas e debatidas nas intervenções do PIBID que visaram trabalhar valores e principio morais no ambiente escolar, possibilitando praticas de ensino-aprendizagem com uso da ludicidade entre alunos da escola e com as próprias bolsistas do PIBID-PEDAGOGIA-UERGS. O objetivo geral deste relato descreve como foi aplicado junto aos aprendentes em fase escolar das series iniciais do segundo ano do ensino fundamental, a essencialidade dos valores morais no convívio escolar e de como esta prática se torna cada vez mais relevantes nas salas de aula. Discute-se que essa relação favorece as etapas de aprendizagem e socialização do alunado, também garantindo a evolução e amadurecimento social das crianças através das atividades pedagógicas ofertadas. Quanto a metodologia de estudo, usamos o ensaio analítico, pois nos guiamos por algumas observações na turma em ser trabalhada e seguida de intervenções, apoiados pelo suporte bibliográfico condizentes a este tema. Para tanto, buscamos no transcorrer das observações e intervenções, detectar a maneira como aconteciam as relações interpessoais em sala de aula. Estes enlaces sócio-historicos passam por muitas transformações. Ao integrar-se através da ludicidade agregando a temática sobre valores, a criança forma vínculos com os outros a sua volta, edificando o próprio conhecimento, despertando sua afetividade, o seu emocional, o seu cognitivo e posteriormente o senso critico sobre suas próprias atitudes, e como o convívio das pessoas que a rodeiam. Que por sua vez, são agentes que também muito auxiliam em diversos outros processos de aprendizagem. Ao termino encontra-se como resultado que ao organizar conhecimentos, a criança desenvolve os aspectos cognitivos e suas condições pessoais, pertencendo ao educador a condição de ser mediador neste percurso de desenvolvimento das competências desse aluno, objetivando os valores humanistas. Consideramos também a importância do apoio familiar na construção dos valores sociais e afetivos do sujeito no processo de escolarização. Considerou-se ao final que as propostas pedagógicas lúdicas relacionadas aos valores morais resultaram em um campo amplo de intervenção que envolveu aprendizagens e ludicidade reaproximando assim tanto o aluno aos seus colegas como também o professor aos seus alunos.


Palavras-chave


Valores; Educação; Aprendizagem