Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 5º Seminário Institucional PIBID/UERGS: Compartilhar Experiências, Docência, Pesquisa, Arte e Ambiente

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PIBID: UM ENFOQUE NA TRANSVERSALIDADE
Cibele Rodrigues RODRIGUES, Jaqueline Lidorio de MATTIA

Prédio: Prédio 01
Sala: Sala 01
Data: 2016-09-02 06:30 PM – 06:50 PM
Última alteração: 2016-08-30

Resumo


O presente trabalho visa discutir a relevância da transversalidade, dentro do Programa Institucional de Iniciação à Docência. Observando as experimentações vivenciadas durante a participação no PIBID, constatamos que, além de propiciar uma formação ampla e prática, o Programa Institucional de Iniciação à Docência  colabora com a inserção dos temas transversais no âmbito escolar, considerando que os bolsistas, desde a observação das turmas a serem trabalhadas futuramente, buscam conectar-se a realidade dos educandos e, consequentemente, identificam os temas emergentes necessários à educação dos alunos daquela comunidade, essa busca visa a contextualização necessária para a atuação dos bolsistas e colabora com a inserção do universitário no ambiente escolar e social dos alunos. As ações que antecedem a intervenção dos Pibidianos não servem somente para um primeiro momento, mas como início da construção de uma nova relação do aluno com o mundo que o cerca. Além de proporcionar aos futuros educadores uma formação realista, o programa influencia os bolsistas a despertarem seu lado pesquisador, para que a prática no PIBID se efetive. Educandos e educadores recebem subsídio para conhecer melhor a comunidade a que pertencem, e assim, explorá-la de forma a construir uma comunidade melhor. Esse elo PIBID/Transversalidade é de visível significância para a educação nos anos iniciais e relevante para a formação docente, transformando o PIBID em um facilitador da inserção dos Temas transversais na escola e na Universidade. A metodologia de trabalho se apresenta de forma qualitativa, observando as modificações atitudinais durante o projeto. Os resultados parciais da pesquisa revelam as possibilidades de agregar ao PIBID os temas emergentes, de forma que a realidade do educando contribua para sua auto formação e para a formação docente do bolsista. Concluímos que, os temas transversais permeiam as práticas relacionadas ao PIBID, facilitando a realização das trocas entre bolsistas e educandos e construindo um caminho sólido no ensinar e no aprender.


Palavras-chave


PIBID; Transversalidade; Formação docente.