Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 5º Seminário Institucional PIBID/UERGS: Compartilhar Experiências, Docência, Pesquisa, Arte e Ambiente

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MEIO AMBIENTE: PRESERVAR TAMBÉM É COISA DE CRIANÇA
Deise Monteiro RODRIGUES, Sara Regina SOARES, Edilma LIMA, Rochele SANTAIANA

Prédio: Prédio 01
Sala: Sala 02
Data: 2016-09-02 04:30 PM – 04:50 PM
Última alteração: 2016-08-30

Resumo


Esse resumo contextualiza a relação teoria e prática na preservação do Meio Ambiente através de pequenas atitudes diárias, como separar e classificar o lixo, não jogar lixo no chão, entre outras. Justifica-se por vivenciarmos a destruição dia-a-dia do planeta, sendo  imprescindível que a Educação Infantil aborde esse tema. Trabalhar a Educação Ambiental deve se iniciar cedo, pois é muito mais fácil fazer as crianças entenderem a importância da natureza, respeitar o meio ambiente, pois a prática fixa conceitos e conteúdos. Nessa fase a criança está formando sua singularidade.  Para as discussões conduzidas neste trabalho nos amparamos em Rodrigues (2007), Wallon (1995), Vygotsky (1989), entre outros. Ressaltamos que na escola é importante, tanto o docente quanto a (o) pibidiana (o) trabalharem à relação entre ser humano e o ambiente e se conscientize que o ser humano é natureza. Para que a sociedade transforme o meio social e preciso que haja um planejamento e uma aplicabilidade de atitudes e ações pedagógicas que venham a contribuir com a preservação do meio ambiente, percebendo – ser responsável pelo mesmo. Nas atividades desenvolvidas foram utilizados materiais reciclados do cotidiano dos alunos, eles produziram brinquedos, com rolinhos de papel higiênico criaram borboletas, carrinhos, com restos de lã foi criado bonecas, com recipientes de material de limpeza criaram carrinhos, jogos.  Esse artigo visa mostrar a importância do meio ambiente ao alunado, através de pequenas atitudes diárias, como preservar, reciclar, reutilizar. Essa conscientização foi desenvolvida através de atividades onde a criança percebeu a necessidade e a importância de cuidar primeiro do seu ambiente interno, isto é, seu corpo, com bons hábitos de higiene, sua casa, sala de aula, escola e posteriormente o meio ambiente. A proposta foi tornar as crianças cientes e multiplicador de boas ações com o meio ambiente. Como resultados das atividades realizadas, percebemos ter atingido o objetivo inicial, pois cada criança levou e trouxe contribuições positivas, em cada conversa e atitude percebia-se o aprendizado sobre o tema, e a preocupação em fazer o correto para não destruir o planeta.


Palavras-chave


Educação ambiental; Educação Infantil; conscientização; reciclagem; sustentabilidade