Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 5º Seminário Institucional PIBID/UERGS: Compartilhar Experiências, Docência, Pesquisa, Arte e Ambiente

Tamanho da fonte: 
METODOLOGIA SEM PRÁTICA
Ariberto Farias BAUERMANN-FILHO, Igor Moraes SIMÕES

Prédio: Prédio 01
Sala: Sala 05
Data: 2016-09-02 06:50 PM – 07:10 PM
Última alteração: 2016-08-30

Resumo


Este relato de experiências  foi desenvolvido no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, Pibid, na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, no curso de Licenciatura em Artes Visuais. Tendo como intuito levantar questões a fim de como o programa  serve de indicador a um aluno em processo a docência que tenha cursado às disciplinas metodológicas e não tenha experiências práticas. Nas instituições de ensino superior, publica ou privada, nos seus cursos de docência em Artes Visuais, o que apontaremos, existem algumas disciplinas que ensinam e mostram as metodologias a serem usadas para o ensino à educação, porem esse ensino está algumas vezes distante da realidade. Como podemos perceber o desenho é hoje apenas um elemento entre tantos outros meios de produzir artes, mas como distanciar ou, mudar esses métodos de ensino dentro escola. Nas instituições de ensino superior são apresentadas diversas disciplinas acerca da educação nas artes, entretanto a prática do aprender arte ensinando alunos de escolas básicas, estes conteúdos denominados de estágio e designados em dois ou três módulos e disponibilizados nos períodos finais da graduação está disponivel nos periodos finais do curso a graduação, mas como podemos unir a metodologia estuda antes com a prática que será aplicada? Uma forma de temos metodologia e prática juntos seria enriquecedor, pois aprenderiamos muitos com a experiência de estar numa escola mas ao mesmo tempo sendo alunos num curso de graduação, e essa vivência seria completa, diariamente nos deparariamos com problemas que muitas vezes não aparecem em livros metodologicos. Levantar e apresentar questionamentos a fim de como é fundamental a prática à docência junto com os métodos estudados. E afirmo a vital importância do Pibid, que disponibiliza uma ampla experiência na sua formação a docência. É um programa que em poucos anos de vigência deu resultados impressionantes, como a experiência de estar dentro de uma sala de aula, a integração de graduandos com alunos de escolas de educação básica. E principalmente a metodologia a ser usada, qual delas usar? Poderíamos unir todas e desenvolver um plano de aula atual e este método possa caminhar junto com os alunos, do ensino superior  ao ensino primário, e que não seja apenas aplicação de métodos estudados e formulados na criação da disciplina escolar artes.

 


Palavras-chave


Metodologia; experiência; Pibid; formação; graduação.