Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 5º Seminário Institucional PIBID/UERGS: Compartilhar Experiências, Docência, Pesquisa, Arte e Ambiente

Tamanho da fonte: 
Reconhecimento e Conscientização da Fauna e da Flora na Educação Infantil
Caroline Pereira MILAN, Keity Ariane Pacheco VIEIRA, Catiana Gafforelli ESPÍNDULA, Dolores SCHUSSLER

Prédio: Prédio 01
Sala: Sala 02
Data: 2016-09-02 05:50 PM – 06:10 PM
Última alteração: 2016-08-30

Resumo


O presente trabalho configura-se em um relato de experiências como bolsistas de Iniciação à docência, vivenciadas na EMEI Criança Feliz em Osório-RS. As atividades práticas foram realizadas envolvendo crianças do Jardim, durante o primeiro semestre de 2016. As práticas pedagógicas foram realizadas numa perspectiva construtivista da Pedagogia de projetos, com objetos concretos como a metamorfose da borboleta, o qual foi documentado e exposto na IV Mostra de Projetos Ambientais em Osório. Além disso, plantamos uma árvore no pátio externo da escola e estamos acompanhando o processo de desenvolvimento. Foi proporcionado também às crianças ter conhecimento sobre a nossa flora e a nossa fauna do litoral norte em uma visita técnica a praia de Atlântida Sul, onde em parceria com o Projeto Pés na Areia foi possível ter um conhecimento experimental. Para essa atividade nos pautamos nos referenciais (Almeida, 2001), Parâmetros de qualidade para a Educação Infantil (2008), e do projeto Vamos Cuidar do Brasil - Conceitos e Práticas em Educação Ambiental na Escola (MEC, Unesco,2007). Essas atividades terão sequência de um projeto da escola a ser seguido, que é a construção de um mini lago na escola, onde as crianças vão participar do processo de encher de água, buscar os aguapés na lagoa, coloca-los na água para desintoxicar dos produtos químicos e por fim colocar os peixinhos dentro. O projeto está envolvido com o cuidado e muita conscientização para salvar quem nos faz viver: a natureza. Nossa inserção na escola enquanto bolsistas-ID vem contribuindo com a nossa formação de pedagogas, pois as experiências em sala de aula contribuem para melhoria do processo com o ensino e a aprendizagem, além de conhecer como a profissão docente ocorre no cotidiano das escolas. E assim está oportunizando também debates que contemplam os conteúdos propostos com as leituras, reflexões e socializações durante os estudos acadêmicos no Curso de pedagogia.

 


Palavras-chave


PIBID; Educação Infantil; Educação ambiental