Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 5º Seminário Institucional PIBID/UERGS: Compartilhar Experiências, Docência, Pesquisa, Arte e Ambiente

Tamanho da fonte: 
A ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - TURNO INTEGRAL
Daiana Velaski MORAES, Deise BORKS, Valdirene Barcelos dos SANTOS, Rosemari Silva da VEIGA, Percila Silveira de ALMEIDA

Prédio: Prédio 01
Sala: Sala 01
Data: 2016-09-02 07:30 PM – 07:50 PM
Última alteração: 2016-08-30

Resumo


O resumo propõe apresentar o projeto desenvolvido pelas acadêmicas do PIBID, na Escola Municipal de Educação Infantil Elíria Cerutti Perim, situada no município de São Luiz Gonzaga-RS. A rotina na educação infantil é a temática deste resumo e o objetivo, é apresentar para os familiares a rotina das crianças que frequentam a escola em turno integral, para que compreendam a importância da organização, do cotidiano da escola, de modo a auxiliar e conhecer a rotina das crianças, respeitando horários e regras, assim contribuindo para o desenvolvimento integral dos alunos. Conhecer a rotina escolar é uma alternativa para a aproximação família-escola, uma vez que muitos responsáveis trabalham e frequentam pouco a escola, desta maneira trabalhamos juntos com o propósito de alcançar uma educação de qualidade. Salientando também a importância dos pais e professores no processo de construção social, motora e cognitiva, indo muito além das atividades desenvolvidas. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo com abordagem participante. As ferramentas metodológicas utilizadas são gravações, filmagens e fotografias, desde a chegada das crianças na escola até a sua saída, agregamos diversão, ensino e cultura, trabalhamos de forma eficaz e única. Esse projeto é uma ferramenta de acesso aos responsáveis, cuja finalidade é o conhecimento da proposta pedagógica escolar. Trabalhamos com as crianças de maneira responsável e comprometida, fazendo valer o princípio da dignidade, possibilitando a formação de cidadãos independentes e responsáveis, desde a primeira etapa da educação básica. O projeto se encontra em andamento, os resultados são ainda provisórios e inconclusivos. Desse modo percebe-se até o momento que seguir uma rotina é fundamental para a organização das atividades diárias da instituição e para o desenvolvimento da criança, possibilitando segurança e autonomia, salientando que esta rotina não é rígida e inflexível.


Palavras-chave


Ensino; Cotidiano escolar; Crianças; Família; Desenvolvimento infantil.