Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 5º Seminário Institucional PIBID/UERGS: Compartilhar Experiências, Docência, Pesquisa, Arte e Ambiente

Tamanho da fonte: 
PROJETO CIRCULANDO: LETRAMENTO, ARTE E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO PIBID
Fabiane Rodrigues, Gabriela Angra, Priscila Damasceno, Zaira Alves, Rubia Jandrey, Aline Hernandez, Sita Mara Sant’Anna

Prédio: Prédio 01
Sala: Sala 02
Data: 2016-09-02 06:10 PM – 06:30 PM
Última alteração: 2016-08-30

Resumo


O projeto Circulando: letramento, arte e educação matemática no PIBID vem sendo realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental Antônio Francisco da Costa Lisboa, em uma turma de 3º ano, em São Francisco de Paula. A turma tem 24 crianças, já alfabetizadas, muito criativas e dinâmicas, interessadas em aprender. O principal objetivo é o de trabalhar a matemática, o letramento e as artes com o lúdico, promovendo aprendizagens. Como legado deste projeto foi montada a  Sala Recanto do Pibid que envolveu ações de pintura,  decoração e organização dos jogos, brinquedos, instrumentos musicais, livros e outros recursos. Realizamos atividades diversas, proporcionando interação entre a turma, mudando a rotina da sala de aula, além disso, o aprendizado através do brincar. A temática do Projeto Circulando surgiu da necessidade de a escola ter atividades que auxiliassem professores e alunos na construção de novos projetos de aprendizagem. No decorrer do projeto trabalhamos o letramento, a matemática e a motricidade, através da música, da dança, dos jogos, utilizando como apoio os diferentes recursos disponíveis na Sala Recanto do Pibid. Como principais resultados, destacamos que percebemos evolução da turma em relação às práticas de letramento, melhorias nas relações interpessoais, motivação ao aprendizado com práticas inovadoras em matemática e artes, através do lúdico. Conforme depoimentos dos estudantes, estes aprenderam muito mais nas oficinas do que em outras atividades rotineiras da sala de aula.


Palavras-chave


Matemática. Letramento. Artes, Oficinas de ensino. Iniciação à docência.