Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 5º Seminário Institucional PIBID/UERGS: Compartilhar Experiências, Docência, Pesquisa, Arte e Ambiente

Tamanho da fonte: 
PIBID: UM PERCURSO DE INICIAÇÃO À DOCENCIA
Wilher WELTER, Jucimara Raupp da Rosa CHAVES, Dolores SCHUSSLER

Prédio: Prédio 01
Sala: Sala 04
Data: 2016-09-02 08:20 PM – 08:40 PM
Última alteração: 2016-08-30

Resumo


O presente trabalho não se caracteriza como pesquisa, objetivando fazer um relato de experiências das atividades desenvolvidas na EMEF- Major Antônio de Alencar, do município de Osório. É uma análise sobre as vivências pibidianas, proporcionadas desde o ingresso no Programa, em 2013, nas ações escolares, relacionando as mesmas com as teorias estudadas durante o curso de graduação, mais precisamente, sob a luz dos pressupostos teóricos de Paulo Freire. As ações realizadas estão intrinsecamente ligadas ao processo de formação do futuro educador, quando as primeiras experiências desempenhado o papel de docente, ainda em formação, se mostraram indispensável para a compreensão de um fazer pedagógico que proporcione às crianças experiências que ampliem suas potencialidades. De modo geral, este trabalho busca a relação entre teoria e prática, buscando o desenvolvimento da identidade dos indivíduos através dos meios formais de ensino, assim como a valorização do programa Pibid como catalizador de uma formação docente de qualidade.


Palavras-chave


Pibid; Formação; Docente; Pedagogia.