Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 5º Seminário Institucional PIBID/UERGS: Compartilhar Experiências, Docência, Pesquisa, Arte e Ambiente

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ESPAÇO ESCOLAR: UM ESPAÇO DE DIVERSAS LINGUAGENS
Elaine Corrêa TEIXEIRA, Fernanda SCHINAIDER, Rozi Terezinha Moreira da Rosa REIS, Aline Reis Calvo HERNANEDEZ, Sita Mara Lopes SANT’ANNA

Prédio: Prédio 01
Sala: Sala 01
Data: 2016-09-02 09:20 PM – 09:40 PM
Última alteração: 2016-08-30

Resumo


A proposta realizada por meio do Ateliê EduCriativo nasceu de um diagnóstico de necessidades e demandas junto ao Colégio Estadual José de Alencar, no município de São Francisco de Paula/RS. O Ateliê mobiliza recursos didático-pedagógicos diversos e tem como objetivos atingir e diversificar o cotidiano escolar nas diferentes modalidades de ensino: Educação Infantil e Anos Iniciais além de oferecer ao aluno a possibilidade do desenvolvimento autônomo de atividades relacionadas à alfabetização e letramento, educação matemática, e outras possibilidades de criação.  Com ações mediadoras dos conhecimentos que poderão ser aprendidos a partir do que a criança poderá desenvolver, incentivando–a à descoberta de suas capacidades enquanto sujeito agente, estimulando sua identidade, autonomia e consciência crítica, por meio de uma educação de livre descoberta e criação. Não há apenas uma metodologia à utilização do Ateliê EduCriativo, fato que permite às pibidianas variar e aprimorar suas estratégias durante as atividades, o que consistirá em adotar a prática mais adequada às necessidades de cada criança, visando que ela se sinta livre, capaz de explorar e enriquecer suas experiências. O primeiro momento, consiste no acolhimento dos alunos juntamente com sua professora e, por meio de conversas descontraídas, nos aproximamos e mostrarmos o que contém no Ateliê EduCriativo e suas possibilidades de realização de atividades. O próximo passo é dado pela própria criança, pois ela ficará livre para explorar todos os materiais contidos nos diferentes espaços que o compõem, até o momento em que ela decide com quais materiais trabalhará. Em seguida, ela inicia suas criações por meio de sua própria criatividade e imaginação. Como principais resultados observamos que, quando a criança necessita, solicita o nosso auxílio para suprir alguma dúvida. É neste momento que, ao intervir, as pibidianas exploram o trabalho da criança, fazendo do mesmo, um meio migratório para outras possibilidades de conhecimento. Percebemos que a aprendizagem através da música é indispensável dentro e fora do ambiente escolar. de conhecimento.


Palavras-chave


Lúdico; Música; Educação matemática; Alfabetização; Letramento