Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 5º Seminário Institucional PIBID/UERGS: Compartilhar Experiências, Docência, Pesquisa, Arte e Ambiente

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O PIBID ENQUANTO ESPAÇO PROVOCATIVO E REFLEXIVO DE CONSTRUÇÃO DOS SABERES DOCENTES: ARTE E MEIO AMBIENTE
Jociele Terezinha CORAZZA, Rosinei BRITO, Tatiana Luiza RECH

Prédio: Prédio 01
Sala: Sala 03
Data: 2016-09-02 08:40 PM – 09:00 PM
Última alteração: 2016-08-30

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo mostrar alguns dos resultados alcançados a partir de uma experiência realizada, durante as práticas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), realizado em uma escola pública, no município de Cruz Alta, RS. Como primeira etapa da pesquisa foi proposta aos alunos à confecção de placas artísticas com dizeres referentes ao tema: “Meio ambiente”. A ideia surgiu a partir dos estudos recomendados no componente curricular Arte e Educação, do curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura, da UERGS, com o objetivo de trabalhar um artista em sala de aula, neste caso, as obras de Helio Oiticica. A fim de buscar inspiração, visitamos também a 10° edição da Bienal do Mercosul, em Porto Alegre, com o intuito de conhecer as obras de Oiticica, complementando, ainda, os estudos a partir das autoras Luciana Gruppelli Loponte (2012, 2014), Sandra R. S. Richter (2007), Stela Barbieri (2012) e Susana Rangel Vieira da Cunha (2012), que trazem a importância de trabalharmos a arte no contexto escolar. Essa etapa inicial, realizada nos meses de setembro e outubro de 2015, envolveu crianças do 4° ano do ensino fundamental, que juntamente com as Pibidianas criaram as placas com materiais reciclados, inspiradas no trabalho de Hélio Oticica. As placas foram confeccionadas pelos alunos, que seguiram aquilo que eles acreditavam estar atraindo olhares, sem alguém para interferir e pedir para que adotassem um padrão. O Pibid permitiu a construção dessa prática, levando o artista para dentro da sala de aula, possibilitando um trabalho criativo, onde cada um pode usar a sua imaginação. A etapa secundária, realizada no mês de novembro de 2015, contemplou um questionário a ser preenchido pelos pais dos alunos, referente a questões sobre o meio ambiente. Tal questionário foi a possibilidade encontrada para propor um exercício de conversação entre o Pibid e as famílias, viabilizando a interação das crianças com seus pais sobre o projeto que estava sendo construído coletivamente pela turma. Constatou-se com isso que, trabalhar os diversos elementos da arte, juntamente com a educação ambiental promoveu a ampliação do pensamento criativo dos alunos. Como resultados, podemos afirmar que as obras criadas pelos alunos foram singelas, mas causaram um grande impacto na criatividade e no pensamento das crianças. Eles perceberam que, com trabalho e dedicação, podemos alcançar muitas conquistas, bem como que com as nossas atitudes podemos fazer a diferença. Além disso, a aplicação do questionário com as famílias foi bastante significativa, pois ficou perceptível que grande parte dos pais possui conhecimentos acerca da necessidade de se investir mais em educação ambiental e, também, sobre a realidade encontrada no município, ou seja, percebem o que precisa ser melhorado com relação aos problemas ambientais existentes e reconhecem os avanços já obtidos na cidade com relação à preservação do meio ambiente. Esse trabalho está sendo concluído com a percepção de que, através de atividades lúdicas e artísticas pode-se, além de contribuir para o pensamento crítico dos alunos, auxiliar decisivamente na criatividade ressaltando, assim, a importância da arte na conscientização ambiental.


Palavras-chave


Arte; Meio Ambiente; Experiência; PIBID; Prática docente