Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 5º Seminário Institucional PIBID/UERGS: Compartilhar Experiências, Docência, Pesquisa, Arte e Ambiente

Tamanho da fonte: 
EXPERIMENTAÇÃO, AÇÃO E PARTILHA DO DESENHO EM SALA DE AULA
Mayra Corrêa Marques, Susana Tebaldi Toledo, Jéssica da Rosa Pinheiro, Igor Moraes Simões

Prédio: Prédio 01
Sala: Sala 05
Data: 2016-09-02 06:30 PM – 06:50 PM
Última alteração: 2016-08-30

Resumo


O projeto “Experimentação, Ação e Partilha do Desenho em Sala de Aula” foi desenvolvido e executado por bolsistas do subprojeto de Artes Visuais do PIBID da UERGS. Foi trabalhado em uma turma de terceiro ano do ensino fundamental do turno da tarde da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Walter Belian e durou do fim do mês de maio até o início do mês de junho do ano de 2016. O projeto consistiu em três aulas presenciais que tinham como objetivo ampliar as noções de Arte dos alunos a partir de diferentes abordagens do Desenho. Leva- se em consideração  que a prática recorrente do  desenho livre restringe e limita a visão dos alunos sobre a disciplina de Artes Visuais no ambiente escolar, associando-a unicamente à expressão da criatividade e desconhecendo outras formas de se apropriar dos códigos da arte. Para a realização das atividades foram utilizados materiais diversos para a prática do desenho,  bem como reproduções de imagem e vídeos de artista.  A metodologia utilizada foi a proposta triangular de Ana Mae Barbosa (2010), articulando atividades de contextualização, a leitura de obras de arte e a criação  artística. Durante o projeto os alunos fizeram desenhos de observação e de formas não-convencionais, como o “desafio" de desenhar com os olhos fechados. A partir de diferentes proposições de artistas os alunos foram provocados a produzir diferentes intervenções no desenho produzido pelos colegas.  Baseados na noção de partilha foi produzido  um desenho por todo  o grupo e uma atividade escrita sobre  o processo vivenciado por eles e a nossa atuação como docentes. Os resultados foram a ampliação das  possibilidades de desenhar e de pensar o desenho na sala de aula percebidos e registrados ao longo do processo e através das avaliações da turma, que se manteve participativa e questionadora durante os encontros. Durante as propostas desprenderam-se do naturalismo e exploraram o desenho sob outras perspectivas, visando a exploração do material,  da ação do corpo sob o suporte e da criação como um ato de partilha de saberes.


Palavras-chave


Desenho. Experimentação. Partilha. Ensino da arte.