Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 5º Seminário Institucional PIBID/UERGS: Compartilhar Experiências, Docência, Pesquisa, Arte e Ambiente

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SENTIMENTO DE PERTENÇA: O QUE CARACTERIZA O SENTIMENTO DE PERTENÇA DE UMA COMUNIDADE?
William POLLNOW

Prédio: Prédio 01
Sala: Sala 03
Data: 2016-09-02 05:30 PM – 05:50 PM
Última alteração: 2016-08-30

Resumo


Este trabalho teve início durante o primeiro semestre de 2016 e foi organizado pela equipe de professores da Escola de Ensino Fundamental Meno Dhein, localizada no munícipio de Lindolfo Collor-RS. Dando início às atividades, os alunos dos 7º anos foram protagonistas na criação deste projeto, questionando os professores acerca dos conteúdos trabalhados em sala de aula. Solicitaram assim, que nós professores investigássemos as ações que ocorriam no próprio bairro onde a escola está inserida. Desta forma, o grupo de professores se reuniu para definição do objetivo: “Despertar nos educandos o sentimento de pertencimento a cidade de Lindolfo Collor, construindo atividades multidisciplinares, para que posteriormente se realize ações que promovam melhorias e o bem estar da comunidade do Feldmann “bairro de Lindolfo Collor”, sendo esse o norte para o desenvolvimento das atividades. Durante as reuniões pedagógicas de área, surge a ideia da criação de um tema gerador, “SENTIMENTO DE PERTENÇA: O QUE CARACTERIZA O SENTIMENTO DE PERTENÇA DE UMA COMUNIDADE?”, o qual possibilitou que todos os professores realizassem investigações sobre acontecimentos do bairro. Para que isso fosse possível dentro da realidade de cada professor, acertou-se que cada área deveria criar parcerias para desenvolvê-las, lembrando-se sempre do desejo dos alunos. A ideia causou estranheza entre os professores, pois relacionar seu conteúdo com outras áreas não é de fato uma tarefa simples, ainda mais difícil é relacionar com as ações do bairro. Mas, com persistência construiu-se elos, uma forma de melhorar a parceria entre os professores, e esses elos foram sendo transformados e reconstruídos, adaptando-os a realidade e possibilidades da escola/bairro. Dentre as ações realizadas podemos destacar: pesquisas investigativas, onde os alunos percorreram o bairro para levantamento de alguns dados; revitalização das paradas de ônibus do bairro, realizadas pelas turmas; recolhimento do lixo no entorno da escola, e construção de tabela somativa do material recolhido, dentre outras ações. Conseguiu-se desta forma, melhorar a parceria entre os professores, os quais se empenharam para diferenciar o ensino, mostrando possibilidades de compreender o mundo, a partir da percepção dos alunos do sétimo ano. Por ser um projeto que envolve todas as áreas do currículo, algumas ações ainda estão sendo finalizadas.


Palavras-chave


Projeto; Parceria; Ação.