Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 5º Seminário Institucional PIBID/UERGS: Compartilhar Experiências, Docência, Pesquisa, Arte e Ambiente

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EU, A ESCOLA E O MUNDO: PROCESSOS DE IDENTIDADES
Lucas Severo ABAD, Graziela da Rosa BRAGA, Fátima Regina MOSQUEIRA, Viviane Castro CAMOZZATO

Prédio: Prédio 01
Sala: Sala 03
Data: 2016-09-02 06:10 PM – 06:30 PM
Última alteração: 2016-08-30

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo apresentar o projeto desenvolvido no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), no subprojeto Pedagogia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), unidade universitária  Bagé. O mesmo está sendo desenvolvido com alunos do 4º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Arthur Damé, buscando  engendrar o autoconhecimento dos estudantes, propiciando o reconhecimento, a identificação e a construção das suas identidades física, psicológica, social e cultural. A construção se deu através de atividades pedagógicas com propostas baseadas nas suas experiências de vida, em conjunto com as vivências cotidianas e os múltiplos estímulos recebidos da sociedade. A importância de se trabalhar a identidade através de suas diversas facetas, seja ela social, cultural, física ou psicológica, permite que os sujeitos envolvidos no projeto possam explorar suas potencialidades e diferenças. O que está proporcionando aos educandos, por sua vez, uma consciência ativa enquanto sujeito participante do mundo, e que ao mesmo tempo a identificação e reconhecimento da importância de seu papel nesse mesmo mundo. Estão sendo utilizados recursos audiovisuais, impressos para leituras, jogos, dinâmicas, teatros e vídeos que estimulam a criticidade de cada sujeito-estudante, promovendo uma problematização ativa no interior de uma sociedade multicultural, que exige a concomitante construção de identidades a partir de uma consciência sobre os modos pelos quais damos sentido a nós e aos demais, tendo o respeito à diversidade e o cooperativismo como eixos privilegiados nos processos que articulam o eu, a escola e o mundo. Ao finalizar esse projeto espera-se que o educando faça uma nova ressignificação de seu papel como agente transformador do meio que está inserido, tendo consciência da sua importância, como o reconhecimento de suas potencialidades que o caracteriza como um ser único.


Palavras-chave


PIBID; docência; identidade