Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 5º Seminário Institucional PIBID/UERGS: Compartilhar Experiências, Docência, Pesquisa, Arte e Ambiente

Tamanho da fonte: 
LITERATURA E ARTES: OPORTUNIZANDO CONTEXTOS PARA APRECIAÇÃO DESTAS PRÁTICAS
Victória Negreiros de QUEIRÓZ, Dolores SCHUSSLER

Prédio: Prédio 01
Sala: Auditório
Data: 2016-09-02 04:50 PM – 05:10 PM
Última alteração: 2016-08-30

Resumo


O presente resumo aborda um breve relato e algumas considerações sobre as experiências de praticas vivenciadas no contexto da Escola EMEI Criança Feliz no município de Osório. Tem como objetivo refletir sobre a Iniciação à Docência  dentro do Programa PIBID que se articula com a formação docente do Curso de Pedagogia da Unidade Uergs Litoral Norte. Após o período de observação e conhecimento do sistema escolar  2015,  em uma turma do Jardim A, com 12 crianças, desenvolveu-se o projeto de práticas literárias em conjunto com as múltiplas artes intitulado por “Literatura e Artes: oportunizando contextos para apreciação destas práticas”, visando  possibilitar contextos para que as crianças obtivessem gosto pela leitura, assim como conhecessem as diversas artes das quais podemos usufruir diante de nossas vidas. Como método de inserção e exploração da temática mencionada eram utilizadas sempre uma, e por vezes mais, contação de história e, posterior a esta, uma prática artística sempre possibilitando que a criança a desenvolvesse de acordo com sua faixa etária e amadurecimento individual, principalmente buscando a interação com os materiais disponibilizados a partir de sua própria criatividade, imaginação e formas de expressão. Ao finalizar o ano letivo, e desta forma, finalizar as interações nesta turma, a pratica experenciada  mostrou a importância de  oportunizar experiências que servirão de subsídios para as crianças e para a minha  futura atuação docente, sempre no intuito  de  elevar a qualidade da educação básica.


Palavras-chave


PIBID; Artes; Educação Infantil.