Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 5º Seminário Institucional PIBID/UERGS: Compartilhar Experiências, Docência, Pesquisa, Arte e Ambiente

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A SALA DE AULA ENQUANTO CONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA ARTISTA E DOS SABERES TEATRAIS
Fernanda da Silva SOBIERAJSKI, Raquel Lemos PERES, Marli Susana Carrard SITTA, Carlos Roberto MODINGER

Prédio: Prédio 01
Sala: Auditório
Data: 2016-09-02 07:10 PM – 07:30 PM
Última alteração: 2016-08-30

Resumo


O Colégio Estadual Ivo Bühler - Ciep em Montenegro, parceiro do subprojeto de teatro no Pibid/Uergs, é o cenário no qual vivenciamos a experiência docente há quase três anos. Em 2014, apresentamos Shakespeare e um pequeno contato com suas obras; em 2015, a pedagogia do drama. Estas práticas teatrais, ampliaram a circulação do pensamento e dos experimentos em torno dos saberes teatrais, que não se caracterizam por agrupamentos únicos, mas por disparidades, confrontações e descontinuidades. Assim, chegamos em 2016, problematizando cada vez mais o teatro e sua prática para além do espetáculo, pensando-o como campo para o desenvolvimento humano, como terreno no qual os alunos se tornam sujeitos de seu corpo, de seus afetos e de suas reflexões. Escolhemos uma turma do 7º ano e, juntamente com sua professora de Artes, construímos um projeto com foco na dramaturgia de Shakespeare, mais especificamente no texto de Hamlet, e nas histórias lendárias que são ouvidas e contadas no pátio da escola buscando também interligações com os conteúdos dos conhecimentos das Artes Visuais. Trazendo as características básicas do drama, as lendas e a história da obra Hamlet de Shakespeare servem como pré-textos para a prática teatral coletiva na sala de aula. O enfoque principal é o enfrentamento dos medos desencadeados por essas narrativas, como por exemplo, o medo da morte, trazido pela personagem Ofélia da obra Hamlet, bem como pelas personagens das lendas contadas por eles, criando assim uma fusão entre o contexto ficcional e o contexto real, outra característica do drama como método de ensino. Para que o contexto estabelecido para essas experiências permita este cruzamento entre o real e o imaginário e para que os alunos consigam interagir como participantes destas duas realidades simultaneamente, é necessário a ambientação cênica trazida principalmente pelos papéis desempenhados pelo professor-personagem, ou seja, pelos pibidianos que se transformam em personagens para potencializar a construção da narrativa teatral em grupo, bem como, para motivar a pesquisa de obras visuais de artistas da antiguidade e contemporâneos que tratem dos temas levantados. Sob esta perspectiva, tanto histórias que fazem parte do contexto da escola quanto histórias que fazem parte do patrimônio cultural da humanidade podem habitar diferentes áreas do conhecimento, trazendo a possibilidade de se pensar uma docência artista, que se estabelece para além das discussões disciplinares.

Palavras-chave


Drama; Docência; Artista; Arte;Teatro.