Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 5º Seminário Institucional PIBID/UERGS: Compartilhar Experiências, Docência, Pesquisa, Arte e Ambiente

Tamanho da fonte: 
NO SOY TU CHISTE - PIBID UFRGS ESPANHOL
Nathalia Dornelles GUAZINA, Kimberling SCHAUN

Prédio: Prédio 01
Sala: Sala 03
Data: 2016-09-02 04:50 PM – 05:10 PM
Última alteração: 2016-08-30

Resumo


A presente comunicação tem por objetivo apresentar uma experiência de projeto educacional envolvendo a prova de língua espanhola do ENEM e do vestibular da UFRGS no ensino de espanhol como língua estrangeira dentro do PIBID- Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal Rio Grande do Sul (UFRGS). O projeto foi realizado no primeiro semestre de 2014 por bolsistas do subprojeto Espanhol em uma turma de terceiro ano do ensino médio na Escola Técnica Estadual Senador Ernesto Dornelles. Teve orientação da Professora Coordenadora Monica Nariño e da professora supervisora na escola, tendo como base o plano de conteúdos elaborado pela mesma.  A partir do ciclo de pesquisa-ação, no qual começamos com a identificação do problema, o planejamento de uma solução, sua implementação, seu monitoramento e a avaliação de sua eficácia, elaboramos o referido projeto com o intuito de desenvolver a capacidade de interpretação e estimular o pensamento crítico dos alunos. Assim, foram desenvolvidas provas baseadas nos estudos feitos pelas pibidianas (os) sobre as provas do ENEM e do vestibular UFRGS. Como temática central das provas e das discussões propostas em sala de aula, tivemos a sensibilização sobre as questões de gênero e a comunidade LGBT, com a finalidade de desconstruir estereótipos preconcebidos. Como ponto de partida para a reflexão sobre a temática do projeto, foram utilizadas campanhas publicitárias para exemplificar os temas e demonstrar como tais questões aparecem no cotidiano. Como condutora principal foi utilizada a campanha publicitária do venezuelano Daniel Arzola intitulada No Soy tu Chiste (https://www.facebook.com/nosoytuchiste/?fref=ts), que tem como característica o uso de imagens fortes e poéticas combinadas com frases de efeito sobre temas que envolvem o preconceito de gênero, raça e sexualidade. Foram criadas quatro provas temáticas seguindo os modelos das provas já mencionadas, tendo como ideal o trabalho com diversos gêneros e tipos textuais, conforme as características de tais avaliações. Para tal, foram selecionados textos jornalísticos, poemas, letras de canções e “tirinhas” de cartunistas hispano-americanos para, desta forma, trabalhar a interpretação e questões referentes à gramática e ao léxico da língua espanhola. Em um total de oito aulas, foram estudadas questões como os estereótipos sexistas, o feminismo, os estereótipos de gênero e de raça dentro da publicidade e o consumismo. Para a produção final dos alunos, foi realizado um breve estudo sobre o gênero publicitário destacando seus principais aspectos. Como produto final, os alunos produziram seus próprios anúncios publicitários com base na campanha No Soy tu Chiste, e os expuseram na escola. Como resultado, percebemos que em seus trabalhos finais os alunos realmente utilizaram o conhecimento construído conjuntamente durante o projeto e compreenderam a importância de refletir e convidar à reflexão a comunidade escolar. Trataram de temas que demonstram sua consciência crítica perante temas que transpassam todas as esferas da sociedade, como a gordofobia, objetificação da mulher e homofobia, fazendo assim, questionamentos extremamente relevantes para si mesmos, colegas, professores e funcionários da escola.


Palavras-chave


PIBID; Espanhol; No Soy tu Chiste