Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 5º Seminário Institucional PIBID/UERGS: Compartilhar Experiências, Docência, Pesquisa, Arte e Ambiente

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PIBID EM PRÁTICA: VIVENCIANDO UMA EXPERIÊNCIA
Cris Barcelos GONÇALVES, Edilma Machado de LIMA, Rochele da Silva SANTAIANA

Prédio: Prédio 01
Sala: Sala 01
Data: 2016-09-02 06:10 PM – 06:30 PM
Última alteração: 2016-08-30

Resumo


O objetivo desse resumo é apresentar o relato de experiência vivenciada em aplicação de um projeto, desenvolvido no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, do curso de Licenciatura em Pedagogia unidade Alegrete, da Universidade Estadual do Rio Grande Do Sul- UERGS, projeto este, intitulado Recreação e integração. As atividades foram realizadas na E.M.E.B. Luísa de Freitas Valle Aranha, com alunos de 4º e 5 º ano, durante o período de agosto a dezembro de 2015 com uma intervenção semanal. A partir das observações realizadas pela bolsista no início das atividades, notou-se a carência de integração e socialização entre os alunos dentro da sala de aula, então pensamos no projeto de recreação, como uma possibilidade de integrá-los de forma lúdica e prazerosa. Consideramos ser de grande importância que as crianças possam aprender juntos de forma agradável e que essa socialização colabora no aprendizado dos educandos. Os planos de intervenção que seriam trabalhados com os alunos foram preparados através de pesquisas em sites, livros e diversos tipos de materiais. No decorrer do projeto realizamos atividades recreativas e lúdicas com a finalidade de movimentação do corpo como prática esportiva beneficiando, assim a saúde. Exemplos: jogar bola, circuitos, atividades com material reciclável, atividades envolvendo jogos, resgate de brincadeiras, dentre outras. Todas as intervenções foram desenvolvidas com bastante entusiasmo pelos alunos, mas destacamos a realizada no dia 19 de novembro, o “Boliche cego”, em que os participantes jogaram de olhos vendados e o boliche foi construído com material reciclável, assim, além do baixo custo se incentivava a reutilização. O objetivo dessa atividade era incentivar a participação coletiva dos alunos, trabalhar a inclusão e a aproximação. O projeto proporcionou aos alunos que foram beneficiados, uma oportunidade de vivenciar atividades lúdicas que contribuíssem para a socialização e integração, bem como, oportunizou elevar a autoestima. Concluímos nosso projeto com a certeza de que plantamos as sementes com muita dedicação, regamos com muito carinho e o resultado foi a colheita de muitos frutos que estaremos torcendo que continuem a frutificar.


Palavras-chave


Intervenções; Recreação; Pibid.