Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 5º Seminário Institucional PIBID/UERGS: Compartilhar Experiências, Docência, Pesquisa, Arte e Ambiente

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O MOVIMENTO CORPORAL E BRINCADEIRAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO
Thainara Lobo dos Santos, José Ailton Ourique, Percila Silveira de Almeida

Prédio: Prédio 01
Sala: Sala 01
Data: 2016-09-02 09:00 PM – 09:20 PM
Última alteração: 2016-08-30

Resumo


O presente resumo é resultado do projeto intitulado: O movimento Corporal no Contexto da Educação, sendo executado por meio das atividades desenvolvidas pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), realizado na Escola Estadual Drº Mário Vieira Marques, localizado em São Luiz Gonzaga-RS. O projeto tem por objetivo desenvolver sob a perspectiva pedagógica a importância do brincar e do movimento corporal para crianças. Há muitas questões sobre o tema proposto, e para tanto elencamos algumas que vem ao encontro da proposta de nosso projeto, tais como: É possível a criança brincar de forma prazerosa e aprender ao mesmo tempo? Em que contexto a criança aprende? Frente a isto, tomou-se como sustentação a concepção de alguns autores como Wagner Wey Moreira, Vilma Lení Nista-Piccolo, João Batista Freire, etc. Inicialmente os métodos utilizados durante o projeto foram pesquisas com os professores da escola, e observação do dia a dia das turmas do 1º ao 5º ano, as crianças possuindo de 6 a 12 anos de idade (alguns ultrapassam essa idade). Para trabalharmos a importância da brincadeira e dos movimentos corporais no processo de ensino aprendizagem, propomos o estudo de uma breve fundamentação teórica sobre o assunto, bem como propusemos atividades práticas com alunos e professores, como sugestões para o dia a dia de ambos se tornar significativo e prazeroso no cotidiano escolar que a criança vivência. Sabe-se que brincar é um ato divertido para a criança, por isso deve fazer parte de suas atividades cotidianas. O ser humano nasce e cresce com a necessidade de brincar, pois o brincar é uma das atividades mais importantes na vida dos indivíduos, porque por intermédio das brincadeiras e dos movimentos corporais a criança aprende questões como a autonomia, a criatividade, persistência, motricidade ampla e fina, etc.  É de extrema importância que o professor saiba disso, e que reconheça as diferentes linguagens, conhecimentos escolares específicos de cada faixa etária que está mediando. Os resultados mostraram que a maioria das professoras valorizam e reconhecem a importância da brincadeira e o movimento corporal das crianças, e sempre estão estimulando tais atos. E em relação as crianças, as atividades demonstraram que foram de extrema importância, percebendo que foi conquistado a maioria das crianças que não eram adeptas a se aproximar de outras, melhorando o desenvolvimento corporal, aperfeiçoamento da aprendizagem, e o mais importante: o encantamento das crianças ao aprender brincando.


Palavras-chave


Criança; Brincadeira; Movimento corporal; Professores