Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 5º Seminário Institucional PIBID/UERGS: Compartilhar Experiências, Docência, Pesquisa, Arte e Ambiente

Tamanho da fonte: 
A CIDADE DE BAGÉ SOB O OLHAR DA CRIANÇA
Aline BATISTA, Thais de Oliveira da Camejo da SILVA, Sonia GELOS, Viviane Castro CAMOZZATO

Prédio: Prédio 01
Sala: Auditório
Data: 2016-09-02 05:50 PM – 06:10 PM
Última alteração: 2016-08-30

Resumo


O presente trabalho diz respeito a um planejamento dentro do projeto “Imagens da Infância” desenvolvido pelas autoras através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) realizado na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, na unidade de Bagé RS. O planejamento executado possui o objetivo de, através de um passeio guiado através de pontos históricos do município em questão, os alunos de uma turma de terceiro ano do ensino fundamental pudessem realizar suas próprias interpretações e modos de ver sobre a cidade de Bagé. Para tal, os alunos utilizaram do recurso fotográfico como condutor do olhar, transpondo através de seus registros sua forma de ver, sentir e compartilhar sua visão sobre o objeto a ser fotografado, com o intuito de, posteriormente, compartilhar essas livres interpretações através de mostras desenvolvidas no próprio âmbito escolar dos alunos. As imagens a serem apresentadas no trabalho foram produzidas pelos alunos com orientação das acadêmicas. Conhecer e compreender a importância da cidade de Bagé/RS, para a história gaúcha e brasileira, foi realmente significativo, para o grupo de alunos e para nós pibidianas. Permeando o olhar das crianças sob a nossa cultura, possibilitou-nos realizar uma viagem no tempo, ao ouvirmos relatos sobre o contexto de fundação da cidade, fatos singulares como sermos a terceira cidade a ter energia elétrica. Compreendemos que toda criança possui um olhar que o identifica nos sujeito único de suas pesquisas e descobertas, assim ao possibilitarmos, que os alunos olhassem com liberdade e interesse sobre o que desejaram registrar, certamente trouxe ao grupo, uma experiência única.  Pois promovemos um caminho para que os mesmo dessem "voz", através das imagens, do que mostrou-se mais importante e singular sobre a cultura em que estão inseridos.


Palavras-chave


Educação; Infância