Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 5º Seminário Institucional PIBID/UERGS: Compartilhar Experiências, Docência, Pesquisa, Arte e Ambiente

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Relações entre a formação docente e o Pibid
Jéssica da Rosa Pinheiro, Igor Moraes Simões

Prédio: Prédio 01
Sala: Sala 02
Data: 2016-09-02 09:00 PM – 09:20 PM
Última alteração: 2016-08-30

Resumo


Através desta escrita venho convidá-los a uma reflexão a respeito deste exercício constante e questionador do que é ser professor hoje, direcionado tanto para aqueles que pretendem ou não iniciar como docentes em artes visuais. Nesta reflexão proponho falar sobre minha formação acadêmica docente em artes visuais com um olhar dirigido ao final da graduação como também relacioná-la a minha trajetória a mais de dois anos como bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a docência no Subprojeto de Artes Visuais – Uergs. Iniciei no ano de 2014 compreendendo bem pouco sobre como seria nossa atuação na escola como bolsistas, até o momento tinha lido pouco sobre a docência em arte e foi a través do contato com o grupo do Pibid e estudo das metodologias e práticas em estágios que o compartilhamento de dúvidas e anseios e os mesmos ‘pré-conceitos’ dessa docência que tanto ouvíamos, ajudaram-me a esmiuçar a investigação da minha formação docente pessoal. Estar atuando como bolsista ID há mais de dois anos me fez ter um olhar expandido ao mundo da arte nas escolas em que tive oportunidade de atuar neste tempo como estagiária, bolsista, substituta, monitora e por vezes mediadora assim ganhando experiência em sala de aula. Muito antes de cursar as disciplinas de metodologias da arte e realizar os estágios supervisionados em arte eu já havia iniciado minha trajetória como bolsista do Pibid na unidade de Montenegro. Durante os primeiros contatos com a escola parceira de nosso Subprojeto e a partir daí com as outras oportunidades que surgiram através do convívio em sala de aula que comecei a dar-me conta desta vivência difícil, mas que nos confere uma experiência única que é ser professora. Através do desenvolvimento dos projetos pensados para cada faixa etária consegui relacionar, aprimorar e praticar o que antes era uma teoria fixa sobre assumir uma turma como professora. Um dos projetos que mais me senti instigada em pesquisar e desenvolver no último ano na escola foi o projeto realizado dentro do espaço da biblioteca escolar, em que passei muitas horas pesquisando e catalogando o acervo de livros e materiais de arte disponíveis e que estavam em desuso pela comunidade escolar. Por meio de exploração do acervo da biblioteca e entrevistas com professores e alunos de vários anos comecei a conhecer o real motivo da não utilização do acervo de arte e me propus pensar em possibilidades de atividades pedagógicas com o material. Esta prática de sempre estar refletindo sobre o fazer docente, sobre os convívios, sobre as experiências compartilhadas e sobre a verdadeira realidade que encontraremos quando iniciarmos nossa jornada após a conclusão do curso é exatamente o que me move em busca de discernir o que pretendemos com o ensino da arte nas escolas.


Palavras-chave


Formação docente; Artes visuais; Pibid.