Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 5º Seminário Institucional PIBID/UERGS: Compartilhar Experiências, Docência, Pesquisa, Arte e Ambiente

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PROMOVENDO O DIÁLOGO INTERCULTURAL NO CONTEXTO ESCOLAR
Márcia Solange Volkmer

Prédio: Prédio 01
Sala: Sala 05
Data: 2016-09-02 04:50 PM – 05:10 PM
Última alteração: 2016-08-30

Resumo


Inserido em um projeto de ocupação do território e desenvolvimento da agricultura no Brasil, o Vale do Taquari, na região central do Rio Grande do Sul, receberia imigrantes que cruzaram o Atlântico no século XIX. Esse movimento caracterizou um processo que fez surgir na região uma concepção histórica que não reconhece a presença de outros grupos sociais como igualmente formadores da sociedade local. No currículo das escolas, isso também é percebido. Este trabalho apresenta ações e reflexões desenvolvidas no âmbito do PIBID referentes ao estudo da diversidade cultural no contexto escolar. Entende-se que o estudo do patrimônio cultural pode contribuir para a percepção da diversidade dos grupos sociais que participam da realidade local. Em 2014, desenvolveu-se o projeto “Conhecendo a história local”, com alunos do Ensino Médio. Na modalidade de oficinas, foram estudados os conceitos de memória e patrimônio cultural, e aspectos relativos ao ofício do historiador, com estudo sobre fontes históricas, pesquisa e preservação. Também foram realizadas visitas guiadas aos lugares de memória da cidade. Entendendo-se a cultura como patrimônio e os processos de patrimonialização como escolhas políticas, em 2015 foi elaborado um projeto para possibilitar o contato e diálogo intercultural na escola, estudando a história e culturas indígenas e africanas. A partir da metodologia da Educação Patrimonial foram elaboradas oficinas, contemplando a elaboração de mapa conceitual, jogos e atividades relacionadas às culturas indígenas e africanas. As oficinas foram realizadas com alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em escolas de Lajeado e Arroio do Meio. Assim, ao conhecer saberes e práticas culturalmente distintas, há o reconhecimento da diferença. A prática pedagógica foi orientada com o objetivo de permitir o diálogo intercultural, rompendo com posições preconceituosas. Nesse sentido, os projetos permitem uma reflexão a partir das experiências em sala de aula, possibilitando o reconhecimento da diversidade cultural do Vale do Taquari.


Palavras-chave


Cultura; Diversidade; Educação