Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 5º Seminário Institucional PIBID/UERGS: Compartilhar Experiências, Docência, Pesquisa, Arte e Ambiente

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AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE MÚSICO-DOCENTE ATRAVÉS DO PIBID - MÚSICA DA UERGS
Bruno Feliz da Costa ALMEIDA, Cristina Rolim WOLFFENBÜTTEL

Prédio: Prédio 01
Sala: Sala 02
Data: 2016-09-02 07:30 PM – 07:50 PM
Última alteração: 2016-08-30

Resumo


O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), através do Subprojeto Música, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), possibilita aos estudantes do curso de Graduação em Música: Licenciatura, a aproximação ao cotidiano escolar. Foi através desta viabilização que, como bolsista do programa, surgiram-me alguns questionamentos: Como o PIBID-Música da UERGS pode auxiliar na minha formação músico-docente? A partir das entradas semanais na escola pública municipal vinculada ao programa, quais intervenções pedagógico-musicais poderei adotar para atuar junto aos estudantes deste ambiente escolar? Nesse sentido, a investigação objetivou entender a importância do PIBID-Música da UERGS para a formação de meu perfil músico-docente e quais as possibilidades de intervenções pedagógico-musicais podem ser adotadas ao longo das entradas no contexto escolar. Para esta investigação optei pela abordagem qualitativa, tendo a pesquisa-ação como método, além da realização de observações e entrevistas como técnica para a coleta dos dados. E, para sua análise, a análise de conteúdo. No primeiro momento da investigação foram realizadas observações no contexto escolar, a fim de identificar o perfil dos alunos, bem como as necessidades de intervenções pedagógico-musicais. Após este procedimento, verificou-se a possibilidade da atuação músico-docente através de três oficinas musicais, quais sejam: Oficina de Educação Musical para Alunos com Deficiência, Oficinas de Escaleta e Oficinas de Teclado. Tendo em vista a realização das oficinas, foram constituídos planejamentos para a intervenção musical, configurando, então, o segundo momento da investigação. O terceiro momento foi composto pela aplicação do planejamento, além da análise dos resultados obtidos através das intervenções pedagógico-musicais e entrevistas junto aos educandos envolvidos. A investigação foi desenvolvida durante o período de abril a julho de 2016, e contou com a participação de 13 educandos com idades entre 8 e 13 anos. Com base nos resultados obtidos, através da realização das oficinas ofertadas, foi possível ponderar que o PIBID-Música da UERGS possibilitou-me experiências junto ao cotidiano escolar, viabilizando a ampliação de meus conhecimentos pedagógico-musicais, adquiridos através dos componentes curriculares ofertados pela universidade. Nesse sentido, a integração entre saberes acadêmicos, prática musico-pedagógica e o contato aos educandos com necessidades de aprendizagem específicas, foram preponderantes à construção de minha identidade docente.


Palavras-chave


Educação Musical; Música na Educação Básica; Identidade Músico-Docente; PIBID-Música/UERGS.