Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 5º Seminário Institucional PIBID/UERGS: Compartilhar Experiências, Docência, Pesquisa, Arte e Ambiente

Tamanho da fonte: 
A CRIANÇA: DESCOBRINDO, INTERPRETANDO E AGINDO SOBRE O MUNDO
Claudia Aparecida Matos BASTOS, Charlize Rodrigues FAGUNDES, Emily Vasconcelos de LIMA, Rosane Terezinha Pires de ALMEIDA, Elisabete de Fatima Silveira da ROSA, Rita Cristine Basso Soares SEVERO

Prédio: Prédio 01
Sala: Auditório
Data: 2016-09-02 06:10 PM – 06:30 PM
Última alteração: 2016-08-30

Resumo


O projeto “A criança descobrindo, interpretando e agindo sobre o mundo”, realizado na Escola Municipal José Bonifácio, no município de São Luiz Gonzaga, buscou, através de suas atividades, contribuir para o desenvolvimento amplo e significativo da criança, oportunizando a interação da mesma com um ambiente no qual pudesse sentir-se segura e ao mesmo tempo instigada, desafiada a investigar, experimentar, criar no qual pudesse estabelecer relações sociais com seus pares, de modo que viesse a perceber-se, como um ser agente de sua realidade. A criança foi tratada como protagonista do cenário educacional à medida que lhe foi oferecido, um ambiente com possibilidades distintas e variadas, no qual pudesse interagir interpretar, criar e recriar, realizando diferenciadas leituras e entendimentos de mundo, sendo estes: o seu mundo particular (seu eu), o social, o cultural e o de agente transformador. Na prática o Projeto “A criança descobrindo, interpretando e agindo sobre o mundo”, desenvolveu-se da seguinte forma: era selecionada uma obra literária, e com base nesta abria-se uma rede de atividades entrelaçadas pelo enredo literário e individualizadas nas experiências que proporcionavam as crianças uma vez que eram desenvolvidas atividades de interpretação e compreensão da história, ciências, artes, jogos, brincadeiras e brinquedos. Ao ser concluído o projeto percebeu-se, que mesmo diante de algumas dificuldades, foram alcançados com sucesso os objetivos propostos, uma vez que as crianças vivenciaram diferentes experiências, através da realização das atividades propostas, o que estimulou a curiosidade e participação das mesmas, tal transformação foi notória no decorrer da realização do projeto, porque no inicio as crianças apresentavam certa resistência as  atividades propostas e com o transcorrer das atividades passaram a demonstrar um maior interesse e curiosidade diante das mesmas, ainda outro fator facilmente perceptível foi o aumento da capacidade de realização de trabalho em grupo. A escola recebeu de maneira receptiva nosso trabalho porque o mesmo proporcionou aos educandos uma quebra da rotina escolar, ou seja, as atividades diferenciadas do fazer pedagógico cotidiano deram um novo movimento a rotina escolar. É válido destacar que durante a realização do projeto ampliamos nossos conhecimentos sobre as práticas didáticas em diversas áreas de conhecimento. Desenvolvemos também nosso senso de pesquisa ao buscarmos compreender o entendimento da criança sobre o mundo que a cerca, e tivemos nosso desejo de futuros educadores aguçado, através do contato com a realidade do cotidiano escolar. Enfim reafirmamos que conseguimos êxito em nossos objetivos de proporcionar atividades que façam a criança sentir desejo e curiosidade de explorar o seu “mundo”, e ficamos com a certeza de que essa experiência acrescentou so nosso crescimento como futuros educadores, pois entendemos que é necessário para ensinar, perceber a perspectiva que a criança tem do mundo.


Palavras-chave


Criança; Interpretação; Literatura.