Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 5º Seminário Institucional PIBID/UERGS: Compartilhar Experiências, Docência, Pesquisa, Arte e Ambiente

Tamanho da fonte: 
Imagens e palavras na escola: problematizando as potências do aprender
Francine dos Santos RODRIGUES, Leila da Silva AQUINO, Viviane Castro CAMOZZATO

Prédio: Prédio 01
Sala: Auditório
Data: 2016-09-02 07:30 PM – 07:50 PM
Última alteração: 2016-08-30

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo socializar, mediante relato de experiência, práticas pedagógicas elaboradas e desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), subprojeto Pedagogia – unidade em Bagé, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs). Nosso recorte compreende o ano de 2015 e 2016, bem como a atuação em turmas de 3º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Profª Julinha Costa Taborda e da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Germano. No decorrer desse período trabalhamos com os projetos “Imagens e educação: pensar e fazer com as crianças” e “Imagens das infâncias”, onde os pontos centrais eram: (a) inserção das imagens na escola, no fazer cotidiano das crianças, uma vez que partimos do pressuposto de que elas vivem em um mundo saturado de imagens de todo o tipo, e que a escola deve ser um espaço tanto para a discussão quanto para a criação de imagens diversas; (b) centralidade da noção de protagonismo das crianças, uma vez que elas passaram a ser agentes ativos no desenvolvimento dos projetos, aprendendo e ensinando ativamente; (c) ativar a ideia de que a história da infância se faz cotidianamente, e que para isso é vital que as crianças percebam e problematizem as diferentes formas de experienciar a infância. Frente a isso, elaboramos propostas que procuraram discutir direitos das crianças, potencializar a troca de saberes entre diferentes crianças mediante cartas, bem como a problematização frente a questões de gênero (meninas e meninos) com histórias, entre outras estratégias. A partir dos três pontos centrais destacados temos o intuito de evidenciar, assim, práticas que procuraram, no decorrer dos projetos, ativar a potência do aprender nas crianças, fazendo com que problematizem o mundo em que vivem. Nossa intenção englobou demarcar a necessária articulação entre imagens e educação em um trabalho que privilegie o sentido e o significado em relação ao trabalho realizado com as crianças.


Palavras-chave


Educação; Imagens; Crianças; Educação Infantil; aprendizagem; Pibid