Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 5º Seminário Institucional PIBID/UERGS: Compartilhar Experiências, Docência, Pesquisa, Arte e Ambiente

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LETRAMENTO E NUMERAMENTO NO CONTEXTO DA LUDICIDADE COMO FATOR DE PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM
Chaiane Prado SANTOS, Marielen Priscila da Cunha FIORAVANTE, Edilma Lima MACHADO, Rochele da Silva SANTAIANA

Prédio: Prédio 01
Sala: Sala 02
Data: 2016-09-02 06:50 PM – 07:10 PM
Última alteração: 2016-08-30

Resumo


O presente resumo trata sobre práticas de alfabetização compreendidas desde o letramento ao numeramento, que envolveram metodologias lúdicas, sendo baseado nas experiências do PIBID,2015, em uma escola pública de Alegrete com uma turma de 1º ano do ensino fundamental que encontravam-se em processo de alfabetização. Por meio das observações realizadas na turma e do diálogo realizado com a professora regente da turma, podemos identificar algumas das necessidades e dificuldades das crianças. Foi desenvolvido um projeto, também por se tratar de uma conveniência da classe, levantou-se está temática como pertinente para o contexto das crianças envolvidas. Foram realizadas atividades baseadas na metodologia lúdica, em forma de oficinas com jogos, contação de história, utilização de materiais diferenciados, como forma de auxiliar nesse processo, aliando o aprender, de forma significativa. Pensando na importância da leitura e escrita nessa faixa etária, foi oportunizada por meio das intervenções pedagógicas propostas pelas bolsistas do PIBID, que desenvolveram a questão em evidência de forma prazerosa, levando em consideração os saberes iniciais de cada criança, proporcionamos atividades diferenciadas que possibilitaram a ampliação dos conhecimentos. Por meio do lúdico as crianças tiveram a experiência de aprender e desenvolver suas capacidades cognitivas em diversas áreas do conhecimento e que esses novos conhecimentos poderão auxiliar as crianças no seu desenvolvimento, socialização e a interação com o meio que as cerca. Nessa etapa também se faz importante a aprendizagem do numeramento de forma a trabalhar e desenvolver atividades que sejam relevantes para o cotidiano das crianças, possibilitando assim a leitura de mundo e suas relações com o conhecimento matemático. Pode-se aferir como resultados neste trabalho que o letramento e o numeramento desenvolvidos de forma lúdica contribuem na aprendizagem das crianças. Por meio das intervenções foi procurado incentivar nas crianças, habilidades como: criatividade, autonomia, concentração, imaginação, leitura, (re) elaboração de conhecimentos prévios e novos adquiridos no decorrer das atividades, despertando o interesse e apreciação pela leitura.


Palavras-chave


Educação; Alfabetização; Lúdico