Prédio: Prédio 01
Sala: Sala 01
Data: 2016-09-02 06:50 PM – 07:10 PM
Última alteração: 2016-08-30
Resumo
O presente trabalho visa articular e desenvolver uma proposta que possibilite a utilização do fanzine como recurso didático para as aulas com uma turma da Totalidade 5 da Educação de Jovens e Adultos- EJA, no Colégio Estadual José de Alencar, em São Francisco de Paula, durante o primeiro semestre de 2016. Procurou-se, a partir do referencial teórico, definir o conceito de fanzine, sua viabilidade em sala de aula, a partir de trabalhos que usaram esse recurso didático-pedagógicos, através de oficinas de ensino. Essa tipologia textual valoriza as vivências e conhecimentos prévios dos estudantes, os envolvendo com a sua produção incentivando a autoria. Objetiva o comunicar-se livremente sobre qualquer assunto considerando a importância dos sujeitos em relação aos seus próprios conhecimentos. Mesmo conscientes de todas as dificuldades que envolvem o processo de ensino-aprendizagem na modalidade de Educação de Jovens e Adultos: a precariedade da estrutura física, as carências das condições de trabalho dos professores e as dificuldades de aprendizagem dos alunos, queremos nos ater aqui a apresentar uma proposta para a melhoria das aulas. Ao fim de cada oficina foi perceptível que os resultados foram extremamente positivos e, muitas vezes, melhores do que o esperado. As produções dos estudantes evidenciam uma variedade de temas que relacionam-se às suas realidades de vida, qualidade, criatividade, compreensão da proposta articulada a outras tipologias textuais, como quadrinhos, balões de falas, imagens, fragmentos de reportagens e etc.