Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 5º Seminário Institucional PIBID/UERGS: Compartilhar Experiências, Docência, Pesquisa, Arte e Ambiente

Tamanho da fonte: 
HISTÓRIA, MEMÓRIAS E IDENTIDADES: ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA COMO POSSIBILITADORES DO DIÁLOGO NO PIBID
Marcia Cristina Moreira da ROSA, Andressa TONELLO, Daniéli BROCKER, Gisele Gabriele Chereida PINTO, Maria Angélica da SILVA, Suiane FAISTAUER, Rozi Terezinha Moreira da Rosa REIS

Prédio: Prédio 01
Sala: Sala 01
Data: 2016-09-02 06:50 PM – 07:10 PM
Última alteração: 2016-08-30

Resumo


O presente trabalho visa articular e desenvolver uma proposta que possibilite a utilização do fanzine como recurso didático para as aulas com uma turma da Totalidade 5 da Educação de Jovens e Adultos- EJA, no Colégio Estadual José de Alencar, em São Francisco de Paula, durante o primeiro semestre de 2016. Procurou-se, a partir do referencial teórico, definir o conceito de fanzine, sua viabilidade em sala de aula, a partir de trabalhos que usaram esse recurso didático-pedagógicos, através de oficinas de ensino.  Essa tipologia textual valoriza as vivências e conhecimentos prévios dos estudantes, os envolvendo com a sua produção incentivando a autoria. Objetiva o comunicar-se livremente sobre qualquer assunto  considerando a importância dos sujeitos em relação aos seus próprios conhecimentos. Mesmo conscientes de todas as dificuldades que envolvem o processo de ensino-aprendizagem na modalidade de Educação de Jovens e Adultos: a precariedade da estrutura física, as carências das condições de trabalho dos professores e as dificuldades de aprendizagem dos alunos, queremos nos ater aqui a apresentar uma proposta para a melhoria das aulas. Ao fim de cada oficina foi perceptível que os resultados foram extremamente positivos e, muitas vezes, melhores do que o esperado. As produções dos estudantes evidenciam uma variedade de temas que relacionam-se às suas realidades de vida,  qualidade, criatividade, compreensão da proposta articulada a outras tipologias textuais, como quadrinhos, balões de falas, imagens, fragmentos de reportagens e etc.


Palavras-chave


Construção de Fanzines. Oficinas de ensino. Educação de Jovens e Adultos. Iniciação à docência.