Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 5º Seminário Institucional PIBID/UERGS: Compartilhar Experiências, Docência, Pesquisa, Arte e Ambiente

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OFICINA DE MUSICALIZAÇÃO NA EMEF CINCO DE MAIO: EXPERIÊNCIAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NO SUBPROJETO MÚSICA/PIBID
Bruna Von MÜHLEN, Ana Liza VIER, Cristina Rolim WOLFFENBUTTEL

Prédio: Prédio 01
Sala: Sala 04
Data: 2016-09-02 08:40 PM – 09:00 PM
Última alteração: 2016-08-30

Resumo


Esta oficina encontra-se inserida nas atividades desenvolvidas através do Subprojeto Música, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. É realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cinco de Maio, na cidade de Montenegro/RS. É um relato de experiência, em fase inicial, que se configura em uma oficina de musicalização. Esta oficina ocorre através do desenvolvimento de atividades pedagógico-musicais com estudantes dos sétimos e oitavos anos da escola. O projeto tem como objetivo o desenvolvimento musical através de instrumentos disponíveis na escola como a flauta e instrumentos percussivos além do canto e objetos usuais. Busca desenvolver o ensino conjunto da prática e teoria musical, além de estudar movimentos histórico-musicais, analisando-os em um âmbito musical e social. O método utilizado é a pesquisa-ação, buscando transformar a aula de música em um espaço de experimentação, descobertas e discussões. Assim, através dos diferentes instrumentos, os estudantes poderão experimentar sons, intensidades, timbres, etc, desenvolvendo a sensibilidade e apreciação sonora. Busca-se, também, desenvolver a composição através dos diversos instrumentos musicais e de sons de objetos do cotidiano, como panelas, latas, sementes, dentre outros, a fim de trabalhar a criatividade e concepção de sons e ruídos inseridos na música. A teoria musical tem sido estudada com vistas a dirimir as dúvidas que surgem através da atividade prático-musical, como uma motivação para trabalhá-la. Assim, estas atividades podem auxiliar no aprendizado dos estudantes. Conteúdos de história da música são abordados para o conhecimento e a discussão social, analisando os acontecimentos de uma forma que deficiências e preconceitos sociais, como racismo e machismo, por exemplo, possam ser trabalhados e problematizados em sala de aula. A oficina de musicalização utiliza a música como meio de humanização dos alunos buscando, assim, contribuir para a formação cidadã, fomentando o senso crítico. Na continuidade desta oficina, objetiva-se construir, através da experimentação de instrumentos e sons, a consciência de variedades sonoras e instrumentais, características de estrutura musical, ritmos variados, consciência corporal, respiração, etc., desenvolvendo a sensibilidade auditiva e criacionista, auxiliando na expressão, interação e concentração dos alunos.


Palavras-chave


Educação Musical; Música na Escola; Oficina de Musicalização; Pibid; Oficina de Música.