Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 5º Seminário Institucional PIBID/UERGS: Compartilhar Experiências, Docência, Pesquisa, Arte e Ambiente

Tamanho da fonte: 
A IMPORTÂNCIA DA VISIBILIDADE DAS AÇÕES NA AFIRMAÇÃO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)
Susana Tebaldi TOLEDO, Igor Moraes SIMÕES

Prédio: Prédio 01
Sala: Auditório
Data: 2016-09-02 06:30 PM – 06:50 PM
Última alteração: 2016-08-30

Resumo


Considerando a visibilidade um ponto crucial no que tange à comunicação estratégica para a consolidação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), o subprojeto de Artes Visuais da Universidade Estadual do Rio Grande do sul buscou desenvolver ações comunicacionais a fim de divulgar e disseminar os projetos desenvolvidos pelos bolsistas dentro da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Walter Belian. Para tanto, fez-se uso de mídias digitais – redes sociais, blog, pbworks, vídeo – através de postagens com registros fotográficos e relatos das experiências. A partir do lançamento da portaria CAPES  046/2016, as ações para a afirmação do Programa tornam-se essenciais, uma vez que as Artes Visuais poderiam ser excluídas ou associadas às licenciaturas responsáveis pela alfabetição, letramento e numeramento. Assim, buscou-se realizar ações e atividades estratégicas para reafirmar as Artes Visuais como campo específico de conhecimento no contexto escolar e a importância do programa para a formação de futuros professores. As ações empreendidas consistiram em buscar a participação dos pibidianos em audiência pública na Assembleia Legislativa; o acompanhamento às decisões do Fórum Nacional dos Coordenadores Institucionais do Pibid (Forpibid); a criação de um vídeo institucional com falas da coordenadora institucional, de bolsistas, do coordenador do subprojeto, do professor supervisor do subprojeto e alunos da escola; a participação na constituição do livro “A Construção do PIBID-UERGS”; a formulação de jogos didáticos com questões artísticas para a Feira Literária da escola; além da manutenção das mídias digitais e contato com os meios de comunicação do município de Montenegro – RS. Com o resultado positivo alcançado através das ações, percebe-se a significância de se fazer uso das ferramentas contemporâneas de comunicação de forma planejada e estratégica. Pretende-se ampliar a movimentação das mídias e dar seguimento às ações, buscando implementar um projeto que integre os fluxos comunicacionais internos e externos, para que se possa gerar uma consolidação da imagem institucional do programa como uma possibilidade de aperfeiçoamento e valorização da formação de professores para a educação básica.


Palavras-chave


Visibilidade; Artes Visuais; Comunicação Estratégica