Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 5º Seminário Institucional PIBID/UERGS: Compartilhar Experiências, Docência, Pesquisa, Arte e Ambiente

Tamanho da fonte: 
CIRANDA E ALFABETIZAÇÃO: A CULTURA POPULAR E A DANÇA NA ESCOLA
Letícia SCHNEIDER, Juliana SILVEIRA, Kátia SALIB

Prédio: Prédio 01
Sala: Sala 05
Data: 2016-09-02 05:50 PM – 06:10 PM
Última alteração: 2016-08-30

Resumo


Este relato de experiência tem como objetivo mostrar as contribuições do Programa institucional de bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na formação dos futuros professores artistas que vivenciam experiências em Dança na escola enquanto bolsistas do programa. O principal objetivo do PIBID é antecipar o vínculo entre os licenciandos e as salas de aula da rede municipal das escolas parceiras, e no caso deste trabalho, realizar uma experiência da docência a partir da Dança com o foco no processo de alfabetização. A ideia de trabalhar as Cirandas surgiu pelo interesse mútuo das Pibidianas em pesquisar e vivenciar possibilidades de trabalhar manifestações populares brasileiras na escola. O interesse pelo mesmo se deu a partir de observações feitas na turma do segundo ano das séries iniciais do ensino fundamental da escola José Pedro Steigleder, em Montenegro. O presente trabalho teve como objetivo trabalhar as cirandas brasileiras articuladas a alfabetização. A sensibilidade em sala de aula e o amor pela educação fizeram com que saíssemos da escola com sede de mudar aqueles diferentes espaços que encontrávamos, explorando possibilidades de trabalhar a dança na escola em um projeto interdisciplinar. Esta intervenção foi dividida em cinco encontros durante os meses de novembro e dezembro de 2015 com 23 alunos participantes. O planejamento desta ação se deu a partir da Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa. Utilizamos para tal, três momentos distintos. O primeiro foi o “fazer”, quando ensinamos as cirandas e demais conteúdos, em um segundo momento, o “contextualizar”, onde explicamos a origem das Cirandas e situamos através do mapa e por fim o “apreciar”, onde realizamos um momento para assistirmos vídeos. Nos encontros foram realizados: canto das cirandas, dança, formação de palavras, ritmo e pulsação, lateralidade, trabalho em grupo e o estudo da origem das cirandas. A experiência de trabalhar a dança na escola junto da alfabetização nos permitiu grandes vivências, corporais e emocionais. Observamos, através das práticas, que o ritmo, batida e sons criados/explorados pelo/com o chocalho confeccionado, aconteceram de forma divertida e prazerosa.


Palavras-chave


Ciranda; Alfabetização; Multidisciplinaridade; Dança.