Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 5º Seminário Institucional PIBID/UERGS: Compartilhar Experiências, Docência, Pesquisa, Arte e Ambiente

Tamanho da fonte: 
EXPERIÊNCIA EDUCATIVA COM SABOR E DIVERSÃO: INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS REALIZADAS PELO PIBID EM ALEGRETE.
Luciane Gripa BACELAR, Rochele Da Silva SANTAIANA, Edilma Machado de LIMA

Prédio: Prédio 01
Sala: Auditório
Data: 2016-09-02 04:30 PM – 04:50 PM
Última alteração: 2016-08-30

Resumo


O consumo de alimentos saudáveis é de fundamental importância em qualquer idade, pois auxilia diretamente no desenvolvimento fisiológico e manutenção da saúde. Durante a infância, o valor dessa alimentação adequada torna-se muito maior, pois as crianças se encontram em fase de crescimento e desenvolvimento. O objetivo do presente trabalho é o de relatar as práticas nas Intervenções Pedagógicas realizadas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid - Pedagogia Uergs, unidade em Alegrete. As intervenções efetivaram-se na Escola Municipal de Educação Básica Francisco Carlos, em uma turma do Ensino Fundamental - 2º Ano, composta por doze alunos, uma vez por semana durante quatro horas no primeiro semestre do corrente ano. No primeiro contato com a turma, ainda nas observações chamou-nos atenção o tipo de alimento que as crianças levavam para o lanche. Embora a escola ofertasse uma merenda de qualidade, alguns alunos consumiam doces, guloseimas e refrigerantes, dispensando a merenda oferecida. A relação das crianças com a alimentação, bem como suas preferências causou-nos inquietação. Embora a proposta inicial de nossas intervenções fosse a de trabalhar questões de alfabetização e letramento ludicamente, sentimos a necessidade de agregar o tema Alimentação Saudável em nossas práticas, a fim de despertar nas crianças o interesse pelas questões alimentares e pela promoção da saúde empregando o Brincar e a Música como veículos de produção de conhecimento e sensibilização. Durante esse período, pudemos proporcionar a turma, momentos de reflexão sobre a importância da Alimentação Saudável e os benefícios decorrentes de tal prática para a promoção da saúde. Buscamos, por meio das intervenções, que os alunos adquirissem hábitos mais saudáveis. Para isso, propomos atividades além de educativas, alegres e lúdicas. Deste modo, os alunos participaram efetivamente de rodas de conversa, além disso, os mesmos confeccionaram o bingo das frutas, oportunidade em que puderam expressar sua criatividade e, ainda, realizaram atividades relacionadas ao tema como: caça-palavras, jogo dos sete erros e apreciação musical, visando o desenvolvimento de um trabalho dinâmico e prazeroso, estimulando o envolvimento das crianças no processo de ensino e aprendizagem de forma que se sentissem capazes de aprender e até mesmo de tornarem-se agentes da mudança de hábitos alimentares nos contextos em que vivem. Concluímos que esse período no espaço educativo, bem como das relações estabelecidas no contexto escolar, permitiu afirmarmos nossas decisões como futuros professores. O Pibid nos proporciona novas experiências, de crescimento, como ser humano, como educadores e possibilita-nos construirmos coletivamente a aprendizagem significativa, desafio da educação na contemporaneidade.


Palavras-chave


Intervenções Pedagógicas; PIBID; Alimentação Saudável