Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 5º Seminário Institucional PIBID/UERGS: Compartilhar Experiências, Docência, Pesquisa, Arte e Ambiente

Tamanho da fonte: 
CINEMA NA ESCOLA: CAMINHOS PARA A APRENDIZAGEM
Ivete Kunzler SILVEIRA, Fernanda Lopes MELO, Rosemeri Silva da VEIGA, Percila Silveira de ALMEIDA

Prédio: Prédio 01
Sala: Sala 03
Data: 2016-09-02 08:20 PM – 08:40 PM
Última alteração: 2016-08-30

Resumo


O presente resumo foi constituído como resultado do projeto desenvolvido pelas acadêmicas e bolsistas do Pibid intitulado: Cinema na Escola: Caminhos para Aprendizagem, que está sendo desenvolvido na Escola Municipal de Educação Infantil Elíria Cerruti Perim situada no município de São Luiz Gonzaga/ RS, com o objetivo de desenvolver uma proposta utilizando o cinema na escola, a partir de práticas voltadas à valorização dos saberes das crianças e seu processo de aprendizagem. Entendemos que este nos possibilita uma experiência formativa a partir de uma concepção teórica embasada no campo das artes, especificamente, a sétima arte – o cinema, enriquecendo nossa trajetória enquanto acadêmicas do curso de Pedagogia- Licenciatura. A metodologia, que nos embasa é de cunho qualitativa, com foco teórico-empírico, e exploratória, utilizando como ferramenta a interação direta com os alunos em atividades que incitam a curiosidade e o processo de aprendizagem, por meio de filmagens do cotidiano, apresentando o cinema como fonte de cultura e agente mediador de conhecimento, promovendo a integração e o desenvolvimento social. Os resultados preliminares apontam que o comportamento das crianças durante as filmagens é de total descoberta de outras relações, pois os mesmos se mostram bastante à vontade por serem filmados, e suas falas são bastante autênticas. Porém a manifestação dos familiares é bastante diferente, os mesmos demostram constrangimento ao serem filmados, e os professores também não se sentem à vontade. Consideramos a relevância de compreender a importância da afetividade em todas as atividades trabalhadas no ambiente escolar, pois quando há um bom vinculo afetivo nas relações humanas fica mais fácil aceitar a opinião do outro, na busca de desenvolver bom trabalho, como forma de construir o aprendizado de forma encantadora em uma proposta interdisciplinar É com uma imensa alegria e com muita vontade de realizar nosso trabalho que estamos inseridos na Escola de Educação Infantil Elíria Cerruti Perim, hoje atuando como Pibidianas, futuramente como docentes apaixonadas pelo que fazem e sabendo a importância de trabalhar afetivamente em busca de um aprendizado coletivo. Esse projeto é uma ótima ferramenta de acesso à cultura que pode tornar diferente o aprendizado das crianças e até mesmo das acadêmicas do Pibid/Uergs. Para educar crianças é preciso dedicação, coragem, paixão e, acima de tudo, amor. Esta equipe sabe e reconhece a importância do seu trabalho e quer tornar essa tarefa cada vez mais prazerosa, interativa e criativa oferecendo recursos que auxiliam a exercitar não apenas a aprendizagem, mas também a capacidade de expressão e criatividade.


Palavras-chave


Educação; Cinema; Afetividade.