Prédio: Prédio 01
Sala: Sala 02
Data: 2016-09-02 06:30 PM – 06:50 PM
Última alteração: 2016-08-30
Resumo
Este trabalho apresenta relatos de bolsistas, crianças, professores, sobre os múltiplos papéis vivenciados na escola municipal Boa Esperança, no município de São Luiz Gonzaga. Com as atividades do PIBID iniciadas em agosto de 2011, até os dias atuais, foi possível vivenciar lindas histórias, o que resultou em aprendizagens, não apenas profissionais como também, e, principalmente, pessoais. Nas atividades desenvolvidas é possível perceber as contradições e condições em que vivem os alunos, e o quanto a educação se desenvolve com maior qualidade de ensino e aprendizagem tornando-se notória a influência na vida dessas crianças. Temos como objetivo apresentar e divulgar a importância do PIBID, evidenciar as marcas que o programa deixa na escola. Ressaltar a contribuição do PIBID no aprendizado das crianças, bem como enfatizar a importância do programa na formação de nós acadêmicos bolsistas. A abordagem da metodologia desse trabalho consiste em uma pesquisa de campo de cunho qualitativo, a qual se utiliza como ferramenta para a coleta de dados, entrevista semi estruturada e observação com as docentes dos anos iniciais, com as bolsistas e com os egressos que já participaram do programa na escola. A análise será feita por meio dos dados levantados e com reflexões das técnicas realizadas. A partir deste trabalho, percebemos a importância do PIBID e as marcas que o programa deixou nesta escola, bem como a contribuição que ele proporciona na escola. Acreditamos que boas condições e métodos são importantes, mas o processo ensino aprendizagem depende, principalmente, do entusiasmo do professor, da sua alegria de ensinar, de suas atitudes, de suas concepções e intervenções. É muito importante que o professor estabeleça com o educando uma relação de respeito, de confiança e de afetividade.