Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 5º Seminário Institucional PIBID/UERGS: Compartilhar Experiências, Docência, Pesquisa, Arte e Ambiente

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CIRCUITO E ASSOCIAÇÕES DA ARTE: JOGOS APLICADOS NA ESCOLA
Jozieli Camargo Noquete WEBER, Iury de Mello ARAUJO, Igor SIMÕES

Prédio: Prédio 01
Sala: Auditório
Data: 2016-09-02 06:50 PM – 07:10 PM
Última alteração: 2016-08-30

Resumo


Durante o mês de junho o grupo de bolsistas do Pibid do curso de Artes Visuais da UERGS de Montenegro desenvolveu jogos a serem aplicados na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Walter Belian. Os jogos consistiam em um circuito, com atividades de formação de cores, paletas de cores de obras usando fichas coloridas e reproduções de obras de arte, reconhecimento de obras a partir de semelhanças e dessemelhanças, caracterização com figurinos e montagem de cenas a partir de pinturas e fotografias gerando um registro fotográfico; e um jogo de associações da arte, em que o grupo deveria reunir um conjunto de reproduções de obras de arte de diferentes períodos em uma ordem e explicar quais critérios haviam sido utilizados para agrupar as reproduções. Para que pudéssemos construir com os alunos formas de organização que não permanecesse presa aos cânones da história da arte, como artista, estilo, cronologia, movimentos, etc., escolhemos obras de diversos períodos, desde o século XVI até o século XX. No dia quinze de julho de 2016 aplicamos os jogos com turmas de quarto e quinto ano, durante uma feira literária que ocorre todo ano na escola. Cada turma foi dividida em grupos de no máximo dez alunos. Um aluno de cada grupo agiu como peça andando pelo tabuleiro o número de casas indicado no dado enquanto o grupo fazia a atividade correspondente à cor da casa em que a peça havia parado, tendo um tempo determinado para realizar a atividade. Finalizado o circuito, toda a turma fazia o jogo de associações da arte, onde imagens de diferentes linguagens artisticas, como pintura, escultura, fotografia, etc., de periodos diversos da história da arte, foram alinhadas sem uma ordem específica sobre uma superfície, com o objetivo de que os alunos construíssem diversas formas de relação entre elas, promovendo a construção de argumentos com ponto de vista de todos. Partindo da aplicação dos jogos pudemos fazer modificações que julgamos necessárias, e também perceber quais aspectos precisam ser revistos, modificados, adaptados ou ampliados para que esses jogos possam continuar a ser aproveitados no ambiente escolar. No tocante aos alunos que participaram das atividades, pudemos perceber que eles fizeram proveito do que lhes foi apresentado. Começando pela diversão que eles demonstraram estar sentindo ao participar, pelo envolvimento nas atividades - como um menino que aceitou usar um vestido para se caracterizar como a obra “O casal Arnolfini”, de Jan van Eyck - pelo empenho na hora de criar uma argumentação para explicar o conjunto de obras agrupadas, que começou com uma divisão por cores, se tornou uma divisão de retratos e não retratos,  proximidade estética das obras, possíveis narrativas no conjunto -como um homem retratado que foi associado a uma escultura que lembrava um cachecol por que era um acessório que o homem poderia usar - entre outras relações feitas. A vivencia dessa atividade nos faz refletir sobre os diversos materiais que nós, como futuros docentes, podemos utilizar  e construir em nossas práticas para diversificar as formas de compreensão da arte.


Palavras-chave


Jogos; Arte; Ensino de arte.