Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 5º Seminário Institucional PIBID/UERGS: Compartilhar Experiências, Docência, Pesquisa, Arte e Ambiente

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Pibid como encontro do fazer docente
Wesley Alves dos SANTOS, Bruna Johann NERY, Mar Carrard SITTA, Carlos MÖDINGER

Prédio: Prédio 01
Sala: Sala 02
Data: 2016-09-02 09:20 PM – 09:40 PM
Última alteração: 2016-08-30

Resumo


O trabalho Pibid como encontro do fazer docente tem como objetivo relatar e inquirir a realidade do projeto, durante o primeiro semestre de 2016, no Colégio Estadual Ivo Bühler - Ciep, em Montenegro, investigando o fazer docente em meio às dificuldades encontradas. Caracterizamos o primeiro semestre como um momento de aprendizagem, por tentativas frustradas de continuar “O Jogo de Me Ver é Te Ver Jogando: O Teatro e a Caracterização como Instrumentos para Ressignificar a Imagem Pessoal, que desenvolvemos em 2015 com mais colegas Pibidianos. Obstáculos foram encontrados ao decorrer da caminhada. O corpo docente incompleto no colégio comprometeu a realização das oficinas com uma turma específica, já que, semana após semana os horários de aula eram modificados. A falta de domínio, por nossa parte, sobre o foco caracterização, gerou atrasos com as datas de execução do projeto. Tendo um olhar clínico para nosso trabalho, refletimos: Podemos olhar para o plano de aula e modificá-lo, construindo um novo meio para se chegar na mesma finalidade? Com tais obstáculos encaminhamos para o fim do tema caracterização e início de um novo, que pudesse nos aproximar dos alunos, e com o qual tivéssemos mais experiência e domínio dos conteúdos a serem investigados. Então decidimos dar início ao um novo projeto. A voz e alguns conceitos que a tangenciam, foi escolhida como o mote, mostrando sua relação de proximidade com todos e sua importância no fazer teatral. Utilizando-a como um conceito divergente do habitual e da concepção formal em música. A voz como ritmo e como som que toma forma de movimento, podendo ser a projeção, a vibração e impulso, no princípio de que está correlacionada com o corpo e com o espaço presente, que ambas fazem parte de uma mesma totalidade. Os pré-adolescentes encontrados nas séries finais do Ensino Fundamental, foram escolhidos como o público-alvo para o novo projeto. Como referências para esta reflexão nos ajudam Paulo Freire, Virgínia Kastrup e Eugênio Barba. Fica latente que nós Pibidianos temos vantagens sobre estudantes da mesma área, que só se experimentam no fazer docente nos estágios obrigatórios. A efemeridade dos estágios dificilmente proporciona um espaço para que o futuro professor encontre uma linguagem singular de ensino, enquanto que, estudantes contemplados pelo Pibid, podem observar, experimentar, refletir, mudar e reiniciar, se assim necessário, novos rumos do exercício docente.


Palavras-chave


PIBID; Teatro; Dificuldades; Docência