Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 5º Seminário Institucional PIBID/UERGS: Compartilhar Experiências, Docência, Pesquisa, Arte e Ambiente

Tamanho da fonte: 
A MATEMÁTICA E OS JOGOS: UMA COMBINAÇÃO QUE DÁ CERTO
Debora Cristina Brocker RAUPP, Bruna Reis REIS, Cassiele Pereira MARQUES, Priscila Miréle de Souza LIMA, Vanessa Ramos REIS, Régia CARNIEL, Aline Reis calvo HERNANDEZ

Prédio: Prédio 01
Sala: Sala 01
Data: 2016-09-02 09:40 PM – 10:00 PM
Última alteração: 2016-08-30

Resumo


O presente trabalho está sendo desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Adelino Souza, no município de São Francisco de Paula, na qual realizamos períodos de observações, e encontros de discussão com as professoras participantes deste programa (Pibid), e através destes encontros, chegamos à compreensão que nosso projeto pode auxiliar os estudantes no processo ensino aprendizagem na disciplina de matemática, pois essa foi à necessidade encontrada. Entendemos que através de nossas ações desenvolvidas nas turmas dos anos iniciais, e com o auxilio dos jogos didáticos, podemos contribuir para que o rendimento escolar dos estudantes venha gradativamente aumentar, por meio de atividades lúdicas com os jogos matemáticos, pois além de jogarem também vão produzir seus próprios jogos, a fim de incentiva-los a jogarem dentro e fora do âmbito escolar. A matemática é uma disciplina que segundo os PCNs, necessita ser ensinada através de materiais concretos, quanto mais recursos forem utilizados neste processo, maior será o resultado e a compreensão dos estudantes, nesta disciplina. As primeiras atividades desenvolvidas nas turmas foram os jogos boliche da matemática, mágica da matemática, bingo da matemática, tabuada pitagórica e stop da tabuada. Concluímos que todos estes jogos auxiliaram no desenvolvimento de diferentes habilidades, pois através dos mesmos foram capazes de criarem possibilidades para resolver as questões propostas, além de se divertirem jogando, estão conseguindo compreender a disciplina de matemática e a importância de utilizar material concreto no processo ensino aprendizagem.


Palavras-chave


Matemática; Jogos; Aprendizagem.