Políticas da Conferência

Processo de Avaliação pelos Pares

A seleção dos resumos será realizada com base em avaliação dos resumos, realizada por revisores externos designados por área de conhecimento:a) Ciências Humanas; b) Ciências Exatas e das Engenharias; c) Ciências da Vida e Meio Ambiente; d) Interdisciplinar.

Docentes e pós-graduandos não autores de trabalhos, que tenham interesse em avaliar os resumos deverão se inscrever conforme cronograma, indicando a área de conhecimento e indicando palavras chave no item Resumo da Biografia.

Pararegistro assinalar o item avaliador e leitor. Não assinalar autor pois autores serão automaticamente retirados da lista de avaliadores.

http://conferencia.uergs.edu.br/index.php/SIEPEX/visiepex/user/account

Os resumos serão avaliados em conformidade com critérios de  conteúdo e de forma pré-estabelecidos, inclusive considerando a estrutura  sintática e a correção do texto.

Os revisores irão classificar os resumos por item avaliando com pesos de 0 a 10 e ao final irão escolher uma das opções: Aceito, Aceito com correções, Submeter para nova avaliação, Rejeitado.

A pontuação será utilizada para fim de desempate e para a definição da modalidade de apresentação: comunicação oral, pôster (ou mini-vídeo).

Resumos poderão ser rejeitados caso os dois avaliadores tomem a mesma decisão.

Após a classificação dos trabalhos, a Comissão Científica definirá a quantidade de trabalhos indicados para comunicação oral e para modalidade pôster, considerando a infraestrutura disponível.

 

Política de Acesso às Edições Anteriores

As apresentações que compõem as conferências atual e anteriores neste site são de acesso livre e estão disponíveis para leitura gratuitamente, em benefício de autores e leitores interessados.

 

OBJETIVOS

-  melhorar os entendimentos sobre o papel da docência;

- conhecer os desafios enfrentados nas práticas docentes e o modo como foram solucionados;

- estimular as oportunidades presentes e futuras de ampliação da pesquisa educacional sobre docência e prática pedagógica nas diversas áreas de conhecimento;

- sensibilizar para a necessária busca pela qualificação profissional e valorização da docência;

- incentivar a permanência dos graduandos nas licenciaturas, mostrando as diversas possibilidades de atuação na escola;

- compartilhar conhecimentos sobre a diversidade de ações didático-pedagógicas desenvolvidas nas escolas;

- desafiar a criação e a construção de novas práticas;

- ampliar as discussões sobre a importância da parceria entre universidade e escola.

 

CONTRIBUIÇÃO PARA PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS NO EVENTO

O estabelecimento da necessária relação entre teoria e prática na formação docente aliado aos imprescindíveis entendimentos sobre as diversas questões culturais do nosso tempo, tem levado às modificações dos currículos dos cursos de Licenciatura, os quais vêm instigando os alunos a conhecerem cada vez mais cedo o espaço escolar, durante sua formação, desafiando-os a terem um olhar mais atento às demandas da escola. Por outro lado, a identidade docente também vai sendo gestada e constituída pelos diversos discursos que vão produzindo esse professor em constante formação, no sentido de dizer como ele tem que ser e quais saberes deve ter. É nesse sentido que “compartilhar” as experiências vivenciadas através do PIBID possibilitará aos profissionais e aos graduandos envolvidos no evento a ampliação de entendimentos ligados à construção da identidade docente, à prática pedagógica, à criação de novas possibilidades de atuação no espaço escolar e ao estímulo à prática da pesquisa em educação.

 

PÚBLICO-ALVO

Graduandos de licenciatura; professores da educação básica; professores universitários; pesquisadores; interessados em geral na formação docente.

 

FORMAS DE PARTICIPAÇÃO

Ouvinte

Apresentador de comunicação ORAL – Resumo (segue as regras do SIEPEX)

 



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