Última alteração: 2017-08-18
Resumo
O presente resumo é uma síntese dos resultados parciais do projeto de intervenção de atividades pedagógicas em duas turmas do 5º ano do Ensino Fundamental de Nove Anos, na EMEF Major Antônio de Alencar em Osório/RS, no Programa de Iniciação à Docência(PIBID),do subprojeto Pedagogia Uergs Litoral Norte. Com o mundo globalizado precisamos estar nos modificando constantemente para acompanhar a evolução das coisas ao nosso redor. Isso envolve a comunicação, que sempre abre portas, merece atenção redobrada e empenho de esforços, para estar sendo aprimorada no dia a dia. Os objetivos desse projeto foram despertar a reflexão da importância de uma língua estrangeira, propondo atividades que envolvam tradução, para a familiarização com vocabulário e expressões constantemente usadas, desenvolvendo a compreensão oral e escrita. As referencias se fundamentam em PETERSON e COX (2007); a metodologia das atividades estão sendo desenvolvidas na contextualização do tema a ser abordado, apresentação de vocabulário, relação com o dia a dia, debates, leituras, traduções e jogos, com recursos de imagens, músicas, vídeos, etc. As respostas dos alunos à essas aprendizagens foram desde o interesse às expectativas: Tivemos uma atividade com música, que envolvia canto, tradução e memorização, momento que os alunos se apresentaram na celebração de aniversário da escola cantando uma música em inglês, o que despertou interesse, comprometimento e expectativa da parte deles. Assim despertou noções de liderança, convivência em grupo e perseverança para obter um bom resultado. Tal acontecimento foi de grande impacto para a escola desde a direção aos outros colegas. Depois de trabalhar aulas com temas como: “convivência e valores e aceitação das diferenças”, observou-se conscientização com seus colegas, relembrando princípios durante as aulas e mudando a maneira de tratar e enxergar uns aos outros. Na aula em que o tema foi sobre “sonhos e objetivos”, foi um momento de reflexão para ingresso nível superior e empreendedorismo, almejando alcances e expressando espanto por saber aonde eles poderiam chegar e o que está disponível para eles alcançarem. Quando o assunto foi “cidadania” os alunos trabalharam em trios e eles puderam perceber que são responsáveis pela harmonia do ambiente, enxergando-se como agentes transformadores. O dia em que tratamos a respeito de “sentimentos e família”, os estudantes constataram a importância do respeito, valorização, compreensão. Todo o tema sempre foi relacionado com o vocabulário em inglês, sua tradução e atividades de fixação. São as portas abertas, o despertar para novos conhecimentos de si e do mundo, formação de sujeitos pensantes para a vida e, ao mesmo tempo o despertar do meu processo de profissionalização docente através do Programa de Iniciação à Docência.