Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 6º Seminário Institucional Pibid-Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs

Tamanho da fonte: 
INTERVENÇÕES DO PIBID COM PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO DE LETRAMENTO E NUMERAMENTO
Natiele Figueira Aloy, Mariele Franco Pereira, Edilma Machado de Lima, Rochele da Silva Santaiana

Última alteração: 2017-08-29

Resumo


INTERVENÇÕES DO PIBID COM PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO DE LETRAMENTO E                             NUMERAMENTO

 

Mariele Franco PEREIRA¹; Natiele FigueiraALOY¹;Edilma Machado de LIMA²; Rochele da Silva SANTAIANA³.

 

1. Bolsistas PIBID/CAPES, Curso de Pedagogia Licenciatura. Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS);. 2. Professora orientadora Unidade de Alegrete (UERGS). 3.Professora orientadora Unidade de Alegrete (UERGS).

 

E-mails:marielefrancop@gmail.com,natielealoy@gmail.com,edilma-lima@uergs.edu.brrochele-sant@uergs.edu.br

 

RESUMO

 

O presente artigo tem como objetivo relatar como se deram as práticas pedagógicas do Programa de bolsas de Iniciação a Docência em uma escola municipal do município de Alegrete por acadêmicas do curso de Licenciatura-Pedagogia da Uergs no segundo semestre de 2016. Justificamos a escrita deste, por entender que a necessidade de expor essas práticas possam auxiliar no processo de formação de outras pessoas e licenciados, trazendo contribuições significativas e possibilitando a troca de informações através das experiências vivenciadas. Metodologicamente no trabalho desenvolvemos uma revisão de literatura sobre alfabetização, letramento e numeramento e posteriormente fizemos uma reflexão e breve relato de nossas intervenções com atividades nesse tema que foram desenvolvidas com as crianças, quando percebemos que é necessário facilitar o entendimento dos mesmos com ideias que buscam ajudar o desenvolvimento das aprendizagens das crianças. Dentro desse contexto, percebemos as dificuldades que os educandos tinham para compreender os conteúdos, que nos levou a criarmos formas de desenvolver com mais facilidade o aprendizado, de modo lúdico, de forma que o aprendizado se tornasse atrativo e divertido, despertando assim a curiosidade, a criatividade e por consequência o aprendizado, nesta medida,mediante a estrutura oferecida e de acordo com a realidade da escola. Nossa proposta foi a de trabalhar com jogos facilitadores para a aplicação do Numeramento,através do jogo “boliche matemático’’, para o qual pinos do boliche foram feitos de garrafas pets numeradas dos algarismos zero ao nove.Com auxilio de uma bola os alunos derrubavam as garrafas com o intuito de trabalhar as quatro operações matemáticas: adição, subtração, multiplicação e divisão. Também  foram desenvolvidas atividades para o Letramento, com leituras e interpretações de texto de forma diferenciada, fazendo com que os estudantes pudessem compreender aquilo que estavam vendo, através de: filmes,leitura de livros, consulta a dicionários, revistas e jornais.Despertando assim, a autonomia e a socialização entre os alunos. Entendemos que as práticas do PIBID de alfabetização, letramento e numeramento desenvolvidas com a turma nas intervenções pedagógicas foram de grande aprendizado para nós pibidianas, pois foi possível praticar o que  aprendemos em teoria e assim ter experiências reais exercitando a prática.Concluímos que trabalhar com práticas de letramento, nas quais a leitura e a escrita tenham sentido,é o principal fator para auxiliar no processo daaprendizagem da alfabetização,e na compreensão do letramento e numeramento enquanto os usos sociais competentes da alfabetização. Partimos do entendimento que as experiências antecedem a compreensão e para compreender é preciso ter conhecimento e curiosidade o que pode ser propiciado nas práticas pedagógicas do PIBID.

 

 

PALAVRAS-CHAVES: PIBID.Letramento.Lúdico.Práticas pedagógicas.

 

 

 

 

 


Palavras-chave


PIBID.Letramento.Lúdico.Práticas pedagógicas.

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.