Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 6º Seminário Institucional Pibid-Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs

Tamanho da fonte: 
CORPO, MOVIMENTO E ARTE: MOVIMENTAR-SE É PRECISO!
Jayne Pumpemacher SAVEDRA, Catiana Gafforelli ESPÍNDULA, Dolores SCHUSSLER

Última alteração: 2017-09-04

Resumo


O presente resumo objetiva sistematizar o projeto em andamento no âmbito da EMEI Criança Feliz no município de Osório/RS, na turma do Maternal I (2 a 3 anos) de atividades pedagógicas no subprojeto Pedagogia Uergs Litoral Norte no contexto da Iniciação à Docência (ID). O objetivo geral da atividade é promover por meio de atividades físicas e corporais o desenvolvimento cognitivo e motor da criança, e sua expressão artística. A questão norteadora do projeto se insere na problematização: Quais aprendizagens poderão ser proporcionadas às crianças da EI a partir das relações corpo, movimento e artes? A metodologia das práticas se pauta em atividades lúdicas, como contação de história, teatro, pinturas e recortes, trabalho em equipe e individual, exercícios motores, canções, construção de trabalhos artísticos, na interação com seus pares. Os recursos utilizados são garrafas pets, caixas de tamanhos variados, tintas, giz de cera, caixa de som, televisão, jornais, bambolês, pallet, lençol, giz pastel, cordas, cesta de descobertas entre outros. As estratégias pedagógicas foram baseadas nos DCNEIs (2009) e, os referenciais teóricos nos autores Le Boulch (1984); Dewey (1980); Marques (1999), dentre outros. Os resultados nos mostram que em um repertorio de movimentos, gestos, sons a criança descobre variados modos de ocupação e uso do espaço com o corpo, realizam movimentos espontâneos e até mesmo coordenados, exploram o espaço e os objetos, estabelecem relações, expressam-se e brincam e constroem conhecimentos. Nos gestos e movimentos, reconhecem seu corpo, identificam potencialidades artísticas e culturais, vivenciam diversas formas de expressão e linguagens. Com base nessas experiências, criaram suas próprias expressões artísticas, com sons, danças, encenações e desenhos, desenvolvendo aprendizagens significativas, nos diversos campos das experiências.

 


Palavras-chave


Corpo, Arte, Movimento, Educação Infantil.

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.