Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 6º Seminário Institucional Pibid-Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs

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APROXIMAÇÕES NA PAISAGEM ESCOLAR
Mayra Corrêa Marques, Igor Moraes Simões

Última alteração: 2017-09-05

Resumo


O projeto “Aproximações na Paisagem Escolar” foi desenvolvido e posto em prática no ano de 2017 a partir do subprojeto de Artes Visuais do PIBID da UERGS em uma turma de quinta série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Walter Belian. O projeto teve como disparador a observação das relações, negociações e conflitos presentes no ambiente escolar: “uma máquina de ensinar mas também de vigiar, de hierarquizar, de recompensar” (FOUCAULT, 1977, p. 134). Nessa máquina, como descreve Foucault, são recorrentes discursos que atribuem aos educadores uma missão civilizadora, repercutindo em atitudes segregacionistas por parte das instituições, como a criação de uma turma específica com alunos considerados difíceis de lidar. Observou-se que a turma em que o projeto foi desenvolvido possuía algumas tensões e muitas delas estavam relacionadas às restrições impostas pela escola pelo fato de alguns alunos serem considerados “problemáticos”. Dessa forma, o projeto desenvolvido se propôs a desestabilizar essas noções acerca do papel da educação a partir de aulas que tiveram como objetivo a aproximação, experimentação e experienciação do espaço da escola. Tendo como referência proposições artísticas participativas como alguns trabalhos da artista Nydia Negromonte, as aulas do projeto foram estruturadas em momentos para vivenciar as paisagens visuais, sonoras, auditivas e táteis presentes no cotidiano escolar, bem como as relações sociais do meio. Foram utilizados diários para que os alunos e alunas registrassem as suas experiências, pois, assim, poderiam fazer uso da memória e das narrativas criada por eles(as) para criar relações, organizar, significar e ressignificar o que lhes afetou nas aulas. Percebeu-se um grande envolvimento dos(as) discentes no projeto, uma postura mais autônoma, questionadora e propositiva e uma receptividade maior em relação aos trabalhos coletivos. O projeto já apresenta como resultados parciais a percepção de que a escola não é uma máquina de ensinar e de controlar, mas um espaço de vida, repleto de sons, movimentos e existências que precisa ser recriado, reinventado e repensado constantemente.


Palavras-chave


Aproximações. Paisagem escolar. Arte participativa.

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