Última alteração: 2017-09-05
Resumo
O relato de experiência apresenta as atividades desenvolvidas pela estudante bolsista junto ao Subprojeto Música do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), na Unidade de Montenegro-RS. O trabalho ocorre na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cinco de Maio (EMEF Cinco de Maio), localizada na periferia do município de Montenegro-RS. No ano passado eram desenvolvidas, em parceria com colegas do Subprojeto Pibid/Música-Uergs, aulas de Musicalização em turmas de Educação Infantil e de 4º ano, e uma Oficina de Musicalização disponibilizada a alunos de 8º e 9º anos. Em continuidade às experiências já realizadas ao longo do ano anterior, em 2017 a proposta é realizar e experienciar com a turma inicial de Educação Infantil aulas semanais de música, tendo em vista que a música esteja incluída no currículo da escola. Acredita-se que a música, bem como as outras áreas da educação em arte, tenham grande importância para a formação cidadã do aluno. Ter as artes na educação escolar desde cedo, já na Educação Infantil é algo muito importante. O projeto objetiva, principalmente, oportunizar e despertar nos alunos o desenvolvimento do gosto pela música, através da musicalização; para tanto se utiliza, principalmente, o canto e o movimento. Além disso, as aulas pretendem primar pela experimentação de instrumentos musicais, bem como a diferenciação entre os sons, o estímulo do movimento corporal e a coordenação através de percussão corporal e a criação de um repertório musical. Estes procedimentos pretendem trazer diferentes músicas folclóricas infantis a cada semana de aula. Através disso, portanto, pretende-se desenvolver o gosto pela música e pelo fazer musical, criando um repertório com diversas músicas, que todos conhecem e cantam. O trabalho a ser apresentado começou a ser desenvolvido, com a Educação Infantil, no mês de junho desse ano, e trata-se de um projeto ainda em andamento.