Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 6º Seminário Institucional Pibid-Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs

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ENSINO DE MÚSICA EM UMA TURMA DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL CINCO DE MAIO
Bruna Von Mühlen, Juliane Inês Neis, Cristina Rolim Wolffenbüttel, Juliane Inês Neis

Última alteração: 2017-09-05

Resumo


O relato de experiência apresenta as atividades desenvolvidas pela estudante bolsista junto ao Subprojeto Música do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), na Unidade de Montenegro-RS. O trabalho ocorre na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cinco de Maio (EMEF Cinco de Maio), localizada na periferia do município de Montenegro-RS. No ano passado eram desenvolvidas, em parceria com colegas do Subprojeto Pibid/Música-Uergs, aulas de Musicalização em turmas de Educação Infantil e de 4º ano, e uma Oficina de Musicalização disponibilizada a alunos de 8º e 9º anos. Em continuidade às experiências já realizadas ao longo do ano anterior, em 2017 a proposta é realizar e experienciar com a turma inicial de Educação Infantil aulas semanais de música, tendo em vista que a música esteja incluída no currículo da escola. Acredita-se que a música, bem como as outras áreas da educação em arte, tenham grande importância para a formação cidadã do aluno. Ter as artes na educação escolar desde cedo, já na Educação Infantil é algo muito importante. O projeto objetiva, principalmente, oportunizar e despertar nos alunos o desenvolvimento do gosto pela música, através da musicalização; para tanto se utiliza, principalmente, o canto e o movimento. Além disso, as aulas pretendem primar pela experimentação de instrumentos musicais, bem como a diferenciação entre os sons, o estímulo do movimento corporal e a coordenação através de percussão corporal e a criação de um repertório musical. Estes procedimentos pretendem trazer diferentes músicas folclóricas infantis a cada semana de aula. Através disso, portanto, pretende-se desenvolver o gosto pela música e pelo fazer musical, criando um repertório com diversas músicas, que todos conhecem e cantam. O trabalho a ser apresentado começou a ser desenvolvido, com a Educação Infantil, no mês de junho desse ano, e trata-se de um projeto ainda em andamento.


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