Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 6º Seminário Institucional Pibid-Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs

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PROGRAMA PIBID, ENSINAR E APRENDER: experiências vividas por ex-pibidiana
Elisabete Fátima Silveira da Rosa, Rosemari Silva da Veiga, Rita Cristine Basso Soares Severo

Última alteração: 2017-09-05

Resumo


Este trabalho trata-se de relatos de algumas experiências vivenciadas nas práticas pedagógicas desenvolvidas no decorrer de um ano em escolas municipais de ensino fundamental de São Luiz Gonzaga. No segundo semestre de 2016 as atividades foram com alunos da Educação Infantil com idades entre 4 e 5 anos, da Escola Municipal José Bonifácio com o  projeto “A arte nas cores e formas”, já no primeiro trimestre de 2017 a práticas foram na Escola Municipal Centenário com alunos de 3º e 4º ano dos anos iniciais do ensino fundamental com o projeto “Contação de histórias e produções textuais nos anos iniciais do ensino fundamental” . Essa atividade integra as ações do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), vinculado ao subprojeto Uergs/Pedagogia/São Luiz Gonzaga. Ambos os projetos tiveram por objetivo estimular, por meio das linguagens artísticas, a pesquisa, o raciocínio e a expressividade como alternativa para solução de problemas, para que aprendessem ao mesmo tempo em que se divertissem. Os temas foram desenvolvidos por meio de pesquisa-ação, propostos pelas equipes pedagógicas das escolas em questão, buscaram-se contemplar metodologicamente o corpo em movimento por meio de jogos, das artes a partir de experimentos. Utilizou-se de riscos e rabiscos, fotografias, gravuras, dobraduras, músicas, vídeos e literatura infantil, ao estimular a produção de sons com o corpo e a produção de textos e desinibição à leitura a partir de um trabalho focado nos movimentos e no teatro com faz de conta e/ou com interpretações corporais e faciais. Como resultado, o primeiro projeto teve visível interação da turma com o conteúdo e desenvolvimento no hábito de observar e explorar o meio, o segundo projeto os educandos apresentaram indícios de valorização aos diferentes gêneros textuais reconhecendo-os como texto, produções de textos autênticos e com expressividade. Desse modo, os projetos atingiram seus objetivos, pois observou-se uma interação entre as crianças, partilha de saberes, reconhecimento de objetos do dia-a-dia como forma  de adquirir conhecimentos, maior agilidade nos movimentos corporais e entendimento que leitura não se encontra apenas em textos escritos e impressos, mas que existem vários tipos de textos e leituras. Nesse viés, trabalhos realizados no período atuado como pibidiana, fez compreender que atividades complementares como as ações do PIBID são enriquecedoras à graduação do futuro professor possibilitando que colocamos em prática nossos aprendizados teóricos, vivenciando os conflitos, dilemas e consonâncias geradas nas comunidades escolares, nos dando saberes experienciais, constituindo assim nossa identidade de professor e educador. Aprendendo enquanto se ensina e ensinando enquanto se aprende.

 


Palavras-chave


PIBID. Linguagem artística. Expressividade. Saberes experienciais.

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