Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 6º Seminário Institucional Pibid-Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs

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MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O LÚDICO E O CONCRETO TRAZENDO SIGNIFICADO À APRENDIZAGEM
QUELI CRISTINA SCHUTZ, LUIS FERNANDO PEREIRA BARBOSA, ANA LÚCIA GOULART, EDILMA MACHADO DE LIMA, ROCHELE DA SILVA SANTAIANA

Última alteração: 2017-09-05

Resumo


O presente artigo tem como objetivo relatar as intervenções realizadas pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, utilizando a Matemática. As práticas Pibidianas foram realizadas em uma turma de Nível B de uma Escola Municipal composta por 16 alunos com idade entre 5 e 6 anos. Durante a realização das intervenções pôde-se notar o envolvimento e o gosto das crianças pelas atividades, fazendo com que cada dia fosse de constante troca e prazer em estarem ali. Por isso, consideramos a Matemática na Educação Infantil, de fundamental importância no processo de aprendizagem. Nossas práticas se deram através da ludicidade e do concreto e na proposta de interação entre os pares (VIGOTISKY, 2008) para que brincando pudessem construir seus conhecimentos. Adotamos o jogo com blocos de madeira de diversas cores, formas, tamanhos e espessura, oportunizando aos alunos a manipulação e exploração, pois esses materiais ajudam, também no desenvolvimento motor.  Apresentamos figuras geométricas e fizemos questionamentos quanto as formas. Na sequência, seguimos com a contação de histórias do lobo bom, momento em que trabalhamos numeramento, quantificação e a releitura em forma de desenho livre para a confecção de painel, como forma de registro. Neste mesmo exercício exploramos a noção de espaço, lateralidade e a lógica sobre a história. Segundo o Ministério da Educação (BRASIL, 2013), o ato de ouvir histórias é valioso para o desenvolvimento pessoal, auxilia na compreensão do mundo e de si mesmo, expande referências e a capacidade de comunicação, estimula a criatividade e faz a imaginação fluir, emociona e causa impacto. Propomos, também atividades de pintura, recorte e colagem da figura de um palhaço para ilustrar o saco de pipoca. Nessa atividade exploramos novamente o numeramento, a partir do gráfico das cores em que os alunos usaram para colorir e montar o palhaço. Assistimos o filme do Ursinho Pooh 1, 2 e 3 descobrindo os números e as operações matemáticas de adição para avaliarmos o conhecimento matemático. Podemos concluir que as intervenções foram proveitosas, uma vez que percebemos o um acumulo de conhecimentos dos alunos sobre os temas trabalhados, desenvolvendo não somente conteúdos, mas também suas relações sociais entre os pares. Enquanto acadêmicos, essas experiências foram de enorme importância, uma vez como bolsistas do PIBID percebemos práticas necessárias e maneiras de desenvolve-las. Isso, somente acrescentou no nosso crescimento profissional e pessoal;


Palavras-chave


Matemática. Educação Infantil. PIBID

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