Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 6º Seminário Institucional Pibid-Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs

Tamanho da fonte: 
DOCÊNCIA E TEATRO: MOVIMENTOS DE SE PROFESSORALIZAR
Gabriela Do Nascimento Lemos, BRUNO MARQUES CHRESTANI, CARLOS MODINGER, MARLI SUSANA SITTA

Última alteração: 2017-09-05

Resumo


Professoralizar-se, que para Marcos Villela Pereira tem como pressuposto básico o conhecimento pedagógico, não é uma tarefa fácil, ainda mais quando se acaba de sair do ambiente escolar, antes com outra função, a de aluno. O Programa de Bolsa Iniciação à Docência (PIBID) proporciona uma nova visão do ambiente escolar para os recém-chegados acadêmicos de Licenciatura. É uma possibilidade de conhecermos a profissão professor e também de autoconhecimento como alunos.  Por mais que os docentes tentem não conseguem explicar o suficiente as dificuldades encontradas, tais como, as influências dos problemas sociais, familiares, existenciais dos alunos; as técnicas, as estratégias e as avaliações a serem aplicadas para promover a aprendizagem. Voltar a escola é motivo de alegria, porém traz angústias e questionamentos: Qual é mesmo o nosso papel? Que sistema é esse que estamos inseridos? Será que podemos vislumbrar uma perspectiva como profissionais capazes de construir conhecimento teatral no ambiente escolar? De que forma poderemos contribuir para melhorar a educação no país? Que tipo de relação podemos criar com os alunos? Estas e outras problematizações tornaram-se mais presentes no contato direto com os alunos da Escola Estadual Técnica São João Batista, Montenegro, na qual o subprojeto PIBID/UERGS/TEATRO atua. Novidades e curiosidades surgem e começam a ganhar forças dentro de nós. Ensino Médio, lugar ainda tão recente para nós, é o lugar de volta. Transfigura-se em outro lugar, faz silêncio e grita, abraça e afasta, traz medo e coragem, causando mil sentimentos ambivalentes. Há ainda muitas descobertas nesse iniciar, trata-se de aprender novas formas, nem todas felizes, mas nossa busca é torná-las. Reinventar a escola é necessário se queremos que ela cumpra um papel relevante na sociedade do século XXI, afirma António Nóvoa. Tornar-se professor é um ciclo eterno, afinal, estamos sempre aprendendo enquanto ensinamos e ensinando enquanto aprendemos. Precisamos aprender a apalpar no vazio do não saber ainda, do construir os outros e a si mesmo como uma marca, um estado singular, um efeito que o contato com a arte é capaz de produzir, apontando para ideias em torno da relação entre formação e criação.


Palavras-chave


Docência. Ensino Médio. Aluno. Identidade Professoral.

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.