Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 6º Seminário Institucional Pibid-Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs

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BRINCANDO E FAZENDO ARTE APRENDEMOS A CONVIVER
Elisa Jaques dos Santos, Tanise Silva, Tanise Almeida Leal de Melo, Rita Basso, Percila Almeida

Última alteração: 2017-09-04

Resumo


Este trabalho é decorrente da inserção de acadêmicas de Pedagogia – Licenciatura, na Escola de Ensino Fundamental José Bonifácio, através do Pibid/Uergs – subprojeto Pedagogia São Luiz Gonzaga. O objetivo do projeto é proporcionar atividades lúdicas interativas e de vivência, ampliando e auxiliando na convivência do grupo. No projeto visamos estimular o raciocínio lógico, a criatividade, a desinibição e as habilidades motoras auxiliando as crianças no processo de construção do conhecimento por meio de atividades com jogos e brincadeiras cooperativas. Com o lúdico propõe-se que se aprenda a competir, cooperar e assumir uma postura de respeito às regras e aos colegas, uma aprendizagem que se transforma em instrumento valioso para a educação e a integração entre os alunos e o desenvolvimento integral do ser humano ampliando as possibilidades das crianças de compreenderem e transformarem a realidade. Temos como metodologia a abordagem qualitativa e caracteriza-se como pesquisa participante. Os instrumentos de pesquisa utilizados se dão por meio de registros escritos, fotografias e filmagens. A metodologia contempla a análise das práticas realizadas uma vez por semana, na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Bonifácio, com a turma do 5° ano. Cada prática desenvolvida oportuniza momentos de reflexões, ressaltando e problematizando questões de valores humanos, enfatizando a importância dos mesmos, para uma melhor convivência entre todos, auxiliando-os, assim, a serem mais solidários e comprometidos. Planejamos as aulas sob a supervisão da professora supervisora do projeto na escola. O roteiro de trabalho inclui a definição dos objetivos diários tendo as atividades organizadas nos seguintes momentos: alongamento, aquecimento, relaxamento e avaliação. Consideramos que ao longo do desenvolvimento das atividades os alunos interagiram demonstrando satisfação ao realizar o proposto. Observamos, também, que já estão ocorrendo mudanças comportamentais referentes à cooperação. Desse modo, é possível considerar que o projeto Brincando e fazendo arte aprendemos a conviver, que se encontra em andamento, está contribuindo com o crescimento social e afetivo dos alunos, bem como contribuindo para a construção de nossos saberes docentes.


Palavras-chave


Educação. Jogos cooperativos. Construção de valores

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