Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 6º Seminário Institucional Pibid-Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs

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PIBID PEDAGOGIA UERGS: O BRINCAR E ARTE ESCOLA MUNICIPAL EDUCAÇÃO INFANTIL SANTA LUZIA/OSÓRIO/RS-
Milena Flores MACHADO, Mario Augusto Alves Dutra, Rita Fabiana Costa OLIVEIRA, Dolores Schussler

Última alteração: 2017-09-04

Resumo


Este projeto surgiu a partir das observações Maternal II, durante o segundo semestre do ano de 2016, na Escola Municipal de Educação Infantil Santa Luzia. Percebemos que a criança precisa de espaços e oportunidade, seja para escolher o brinquedo ou para propor a forma de organização no espaço, a curiosidade, espontaneidade, a motivação é para fazer e aprender. Segundo Kishimoto (2010) é por volta dos 3 a 4 anos ocorre o auge do desenvolvimento simbólico das crianças. Teve como objetivo ampliar as experiências das crianças com arte e brincadeira com texturas, cores, sons e movimentos, potencializando a identidade, autonomia e expressividade dos pequenos, usando tintas, folhas, algodão, farinha, frutas e verduras, etc. As trilhas eram feitas com pneus, almofadas e cadeiras, do castelo de papelão, fantasias, óculos de plástico, bolsas, acessórios femininos e masculinos. Foi de extrema importância esta proposta pois  o  significado de planejar atividades no  contexto de  participação das crianças, o olhar para seus saberes  perpassam pela imaginação, situações diferenciadas, resolução de problemas, frustrações do cotidiano, fantasiam que estão no médico, pegando ônibus, fazendo comida e assim aprendem umas com as outras. Um trono e coroa com EVA ,desta forma brincar é a maneira lúdica de se aprender. Com a construção dos espaços sugeridos baseados em Reggio Emília foi muito significativo observar as relações trazidas pelas crianças, pois muitas tomavam banho com produtos comprados no mercado, outras levavam filhos ao médico, estas ações são cheias de saber e tem importância para as crianças, uma vez que como diz Kishimoto (2010) realidade e fantasia se fundem e se confundem. Oportunizou-se  perceber o desenvolvimento nos movimentos, gestos, linguagens, o fortalecimento das relações, das expressões e assim integram-se conhecimentos significativos. Com as brincadeiras as crianças relatam suas culturas e seus comportamentos. Desta forma se destacam algumas identidades, como aquele que é mais líder, o outro que é mediador, o participativo tudo de forma lúdica e espontânea, confundindo e interpretando a realidade através da fantasia. Ouvir as crianças é preciso pois elas necessitam montar, construir organizar de seu modo as coisas nos cantos construídos e claro brincar no espaço, e assim aprender. Considero que o fazer pedagógico proporciona a sensibilidade de que eles têm seu próprio tempo e isso deve ser respeitado.


Palavras-chave


Aprendizados, Desafios, Ludicidade, comportamentos

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