Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 6º Seminário Institucional Pibid-Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs

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SUBPROJETO PEDAGOGIA PIBID-UERGS: PROJETO: CORPO EU TE SINTO- BERÇARIO DA ESCOLA MUNICIPAL EDUCAÇÃO INFANTIL SANTA LUZIA/OSÓRIO/RS
Milena Flores MACHADO, Mario Augusto Alves DUTRA, Rita Fabiana Costa OLIVEIRA, Dolores Schussler

Última alteração: 2017-09-05

Resumo


Esse projeto foi desenvolvido em 2017,  no berçário  da EMEI Santa Luzia/Osório. Nesse espaço estão onze  meninas e seis  meninos todos, usam fraldas e tem entre 1 ano 2 anos e 5 meses. Uma vez que é mediado um dialogo com as crianças, o espaço é explorado por toda parte pelas crianças tem muita oferta de brinquedos plásticos e tapetes almofada e o espelho. Para Girotto (2013) a criança esta em pleno desenvolvimento, isso significa que o pedagógico esta em tudo desde o momento que ela chega a escola. O aprendizado existe, pois os bebês estão na presença de ouras pessoas, assim ocorre à cultura de pares Aries (1981) e Sarmento (2013) as crianças aprendem umas com as outras. O objetivo geral  é ampliar as experiências das crianças usando o espaço e o corpo através de contos de historia com materiais diversificados, com uso de músicas tradicionais infantis e movimentos. As atividades estão sendo desenvolvidas com rodas de músicas cantadas; com o uso de mini garrafas pets com materiais que façam barulho e outros que apenas colorem as garrafas como gliter e EVA, entre os demais materiais têm balão, aparelho de som de músicas infantis, música ao som de palmas, ‘’bacia’’ com materiais como colher de pau, de ferro, novelo de lã, potes embalagem de achocolatado; através do auxilio de uma bola de vinil, sentados em circulo tentar passar a bola um para o outro, nomenclando o nome dos colegas; duas caixas das sensações, com objetos para que as crianças tentem retira-los; bonecos articulados montar e desmontar com os bebês. Durante essas atividades  ficou evidente que a criança aprende através do meio, no berçário tudo acontece muito rápido. O bebê passa por muitas fases desafios, frustrações, emoções a superações, a partir das experiências e das rupturas. As rupturas precisam ser valorizadas, para garantir o processo de autonomização, a emoção assume o comando de tudo nos primeiros anos de vida, o bebê não sabe distinguir a emoção das necessidades biológicas tudo é interligado de uma forma proprioceptiva. O cognitivo está presente nas funções responsáveis pela transformação e pela manutenção do conhecimento, fixando, analisando, registrando ou até mesmo em um pensamento futuro imaginário. No conjunto cognitivo temos a linguagem, memória, atenção, imaginação aprendizagem e a problematização para a solução dos problemas. Em uma de suas produções Wallon (apud,2006) afirma que o desenvolvimento deve pressupor a integração dos fatores biológicos e sociais, uma vez que todas as experiências e aprendizagens ficam marcadas organicamente na criança desde o nascimento. Por este motivo a cada atividade as crianças tentam repetir os gestos, como uma forma de pesquisa, pegam batem, mordem, jogam levam à boca, balbuciam sons como se estivessem falando alguma coisa. Na hora da contação ou do canto não são todos que sentam e prestam atenção, cada bebê tem um tempo diferente, por isso faz-se diversas vezes a mesma atividade, e a reação dos pequenos não se repete, a cada vez eles tem um novo comportamento.


Palavras-chave


Curiosidade, Movimento, Descobertas

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