Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 6º Seminário Institucional Pibid-Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs

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Desigualdades de gênero: a escola como promovedora do diálogo e da igualdade de direitos
Francine Santos Rodrigues, suelen marques machado, Fatima regina mosquera, viviane castro camozzato

Última alteração: 2017-09-04

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo socializar, mediante relato de experiência, práticas pedagógicas elaboradas e desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), subprojeto Pedagogia – unidade em Bagé, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs). Nosso recorte compreende o primeiro semestre do ano de 2017, bem como a atuação em uma turma de 5º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Arthur Damé. No decorrer desse período trabalhamos com o projeto “Desigualdades de gênero: a escola como promovedora do diálogo e da igualdade de direitos", onde os pontos centrais eram: (a) promover a igualdade de gênero mediante a análise acerca de como são criadas distinções entre os sujeitos na sociedade, a fim de produzir o entendimento de que há componentes culturais e sociais nessas construções; (b) provocar uma desconstrução dos modos como as diferenças de gênero e seus sujeitos são posicionados, descritos, representados, na esfera social, constituindo-se em relação aos demais; (c) incentivar o respeito ao outro, a si mesmo e a solidariedade humana. Frente a isso, elaboramos propostas que procuraram promover o diálogo com os educandos, tendo o intuito de desconstruir os preconceitos acerca desta temática. Além disso, buscamos potencializar a troca de saberes entre as diferentes crianças, bem como a problematização frente às questões de gênero com múltiplas histórias, entre outras variadas estratégias. A partir dos três pontos centrais destacados anteriormente cabe ressaltar que temos o intuito de evidenciar, com isso, práticas que procuraram, no decorrer do projeto, ativar a potência de aprender e debater assuntos de caráter social e cultural com as crianças, fazendo com que problematizem o mundo em que vivem. Nossa intenção englobou demarcar a necessária articulação entre desigualdades de gênero e educação em um trabalho que privilegie o sentido e o significado em relação ao trabalho realizado com as crianças.

 


Palavras-chave


educação; gênero; igualdade; desigualdade; diálogo.

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